40 anos da fusão das federações do Rio de Janeiro

Por Victor de Andrade


O dia 29 de setembro de 1978 é um marco do futebol do Rio de Janeiro. Foi nesta data em que nascia a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a FFERJ, vinda da fusão das federações Carioca de Futebol, que representava o antigo estado da Guanabara, com a Fluminense de Futebol, que na época organizava o futebol do estado do Rio de Janeiro, que compreendia o atual estado menos a sua capital.

Explica-se: o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil até a fundação de Brasília. Quando o futebol chegou ao país, a cidade do Rio de Janeiro era o Distrito Federal e, com isto, acabou tendo a sua própria Federação, com campeonatos com os times da cidade. Até por isto os times de bairro acabaram se tornando populares, igual à Buenos Aires, Montevidéu e Londres, e ao contrário de outras cidades brasileiras, como São Paulo.

Do outro lado, os clubes do antigo estado do Rio de Janeiro, que compreendia as outras cidades do atual estado, também tiveram a sua federação. Times como Americano, Goytacaz, Fonseca, Manufatura, entre outros, jogava este estadual.

Quando a cidade do Rio de Janeiro deixou de ser a capital, o governo o manteve como estado, chamando-o de Guanabara a partir de 1960. Em 1975, houve a junção dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, tornando-se único.

Porém, vem a grande curiosidade: as federações continuaram existindo e houve Campeonato Carioca e Campeonato Fluminense, separados, até o ano de 1978. Até que em 29 de setembro de 1978, houve a junção das duas federações e a criação da FFERJ, com uma única competição a partir de 1979, mantendo o Carioca por ser mais famoso (apesar de que o correto seria Campeonato Fluminense).

Na nota sobre os 40 da entidade, a FFERJ informou que, atualmente, ela organiza "cerca de 2.700 jogos por ano entre as Séries A, B1, B2 e C, Ligas e a base - sub20, 17, 15, 13, 11, Dente de Leite. A FERJ se orgulha dos desafios vencidos ano a ano e mantém, agora quarentona, o empenho em defender seus filiados, verdadeira razão de existir".
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações