Jogos com neve na Região Sul do Brasil

Por Victor de Andrade

"Grêmio perde ponto na neve": título do Zero Hora sobre a partida 30 de maio de 1979
(foto: Zero Hora)

A neve é um fenômeno meteorológico não tão comum no Brasil. Mesmo na região mais propensa a tê-lo no Sul, não é todo ano que acontece de ter neve por aqueles lados. Por isto, há pouquíssimos registros de jogos de futebol profissional com neve no país, mais precisamente quatro, sendo que dois foram no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina.

É claro que pode ter acontecido outros jogos antes destes que vamos falar, mas a falta de registro não dá para se ter uma certeza. Certeza mesmo é que as Serras Gaúchas é, provavelmente, o local mais frio do Brasil onde se há equipes de futebol profissional jogando constantemente e, por isto, foi nesta região onde aconteceu duas das quatro partidas que vamos citar.

A primeira delas aconteceu no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no dia 17 de julho de 1975, no embate entre o Juventude, equipe local, e o Internacional de Santa Maria. Com um pequeno público e muito frio, o jogo quase foi transferido. Porém, a bola rolou e o branco da neve misturado com o verde da grama chamou mais a atenção do que a partida, que terminou com a vitória do Juventude, por 2 a 0.

O primeiro jogo com neve no Brasil foi em 1975, em Caxias do Sul

A segunda foi acontecer em Santa Catarina, mais precisamente em Chapecó, no dia 29 de maio de 1979. A Chapecoense recebeu o Criciúma em seu estádio e 177 pessoas foram testemunhas da neve que caía no Índio Condá. A Chape venceu a equipe carvoeira pelo placar de 3 a 2, mas a partida ficou para a história.

Aquele final de maio foi um dos períodos mais frios da história do Brasil e em 30 de maio, um dia após o Chapecoense e Criciúma, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi palco do, provavelmente, jogo com mais neve da história do futebol brasileiro. O Esportivo recebeu o Grêmio e foi tanta neve que atrapalhou o andamento do jogo, que terminou com o placar de 0 a 0.

Naquele mesmo noite, só que em Lages, Santa Catarina, o Internacional local recebeu o Avaí, em jogo válido pelo Campeonato Catarinense. O empate em 1 a 1 foi o que menos chamou a atenção dos presentes, já que a neve e o frio tomaram conta daquela noite. Este foi o último jogo com neve no Brasil. Quando será o próximo?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações