Telê Santana e o concurso para o "Fio de Esperança"

Telê Santana virou o "Fio de Esperança" após concurso feito pelo Jornal dos Sports

Um dos mais importantes jogadores e, talvez, o grande treinador que o futebol brasileiro já teve, Telê Santana deixou saudades quando faleceu no ano de 2006. Ídolo no Fluminense, quando jogador, Telê Santana, que nasceu em 26 de julho de 1931, na cidade de Itabirito, em Minas Gerais, marcou época como atleta do clube.

Telê Santana estreou como profissional no ano de 1951. Franzino, logo ganhou dois apelidos: "Fiapo" e "Tarzan das Laranjeiras". O dirigente tricolor Benício Ferreira achava que o jogador merecia algo mais honroso e deu a idéia ao amigo Mário Filho, jornalista e então diretor do Jornal dos Sports, que criou o concurso com o tema "Dê um slogan para Telê Santana e ganhe 5 mil cruzeiros".

Ao seu final, mais de quatro mil sugestões tinham sido enviadas à redação do jornal. José Trajano conta que seu pai participou do concurso propondo o apelido "A Bola". Três leitores acabaram empatados no primeiro lugar na votação final, com as alcunhas "El todas", "Big Ben" e "Fio de Esperança". Foi a última que caiu no gosto dos torcedores tricolores.

Telê se transferiu do Fluminense para o Guarani por conta do presidente histórico do Bugre, o carioca Jaime Silva, ser torcedor do clube carioca e ter influenciado os dirigentes cariocas a permitirem a sua transferência para Campinas. Telê foi para o Bugre depois de quase 10 anos como titular do Tricolor das Laranjeiras.

Telê deu mais uma demonstração de amor ao Fluminense, quando já no final de sua carreira como jogador, atuando pelo Madureira marcou o único gol de sua equipe na derrota por 5 a 1 para o Flu. Embora aquele gol não tenha influenciado no resultado, Telê chorou ao final da partida por ter feito um gol em seu clube do coração.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações