Os "Sub-20" nas finais de Copas do Mundo

Por Victor de Andrade


Independente de a França vencer a Croácia na final da Copa do Mundo Rússia 2018, neste domingo, no Estádio Luzhniki, em Moscou, o francês Kylian Mbappé já estará fazendo história. Ele será apenas o terceiro jogador a não ter completado 20 anos de idade a disputar uma decisão do principal torneio de seleções do planeta. O francês estará entrando em um seleto grupo que, até hoje, só tem Pelé e Giuseppe Bergomi.

O grande recordista de jogador mais jovem a disputar uma Copa do Mundo não pode ser batido por Mbappé. Com 17 anos e 249 dias, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi titular na vitória do Brasil, por 5 a 2, sobre a Suécia na final da Copa de 1958, mais precisamente no dia 29 de junho, no Estádio Rasunda, na região metropolitana de Estocolmo. Vale ressaltar que Pelé marcou dois gols na decisão, sendo importantíssimo no triunfo brasileiro.

Um jogador com menos de 20 anos que entrou em campo em uma final foi acontecer novamente apenas em 1982, na Espanha. O zagueiro italiano Giuseppe Bergomi, com 19 anos e 202 dias, foi titular na final diante da Alemanha, ganha pelo seu time por 3 a 1, no dia 11 de julho. Bergomi não era titular da equipe, mas foi escalado na decisão, por Enzo Bearzot, porque Giancarlo Antognoni, dono da posição durante o torneio, estava machucado.

Neste domingo, dia 15, Kylian Mbappé está com 19 anos e 208 dias e será o terceiro jogador mais jovem a jogar uma final de Copa do Mundo. É claro que estaremos torcendo para que ele não tenha nada de grave nos momentos que antecedem o jogo, que ele entre em campo e faça o melhor na partida contra a Croácia. A pergunta: será que terá a mesma sorte que Pelé e Bergomi? Logo mais teremos a resposta!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações