Os dois primeiros jogos da história da Copa do Mundo

Por Victor de Andrade

Os Estados Unidos venceram a Bélgica por 3 a 1 no Parque Central

Está completando 88 anos neste 13 de julho. Na cidade de Montevidéu, no Uruguai, em 1930, aconteceram os dois primeiros jogos da história da Copa do Mundo. O país charrua sediou o evento, por ter a melhor seleção da época, considerada por muitos, bicampeã olímpica. Mas, uma pergunta fica no ar: por que as duas primeiras ao invés de falar de uma só?

Simplesmente porque no primeiro Mundial da história, em sua abertura, houveram dois jogos acontecendo simultaneamente. Tá certo que houve até uma cerimônia antes de Estados Unidos e Bélgica, no Parque Central. Porém, a bola rolou no mesmo horário de França e México, no Estádio Pocitos, às 15 horas do horário local.

Apesar da 'briga' de qual foi o primeiro jogo de uma Copa do Mundo, o autor do primeiro gol da história do torneio é mais fácil de saber. Aos 19 minutos de jogo, Lucient Laurent abriu o placar para os franceses, contra os mexicanos. Mas no outro jogo, não demorou muito para a rede ser balançada. Aos 23', Bart McGhee fez o primeiro dos norte-americanos contra os belgas.

Em Pocitos, França 4, México 1

Aliás, os dois jogos não tiveram viradas. Em Pocitos, Langiller e Maschinot fizeram com que a França fosse para o intervalo vencendo por 3 a 0. Na segunda etapa, Carreño, aos 25', diminuiu para o México, mas Maschinot marcou novamente e deu números finais ao jogo: 4 a 1 para os franceses.

Já no Parque Central, os norte-americanos continuaram mandando no jogo. Antes de o árbitro apitar o fim do primeiro tempo, Florie ampliou o marcador. Na segunda etapa, Patenaude, aos 24', deu números finais à partida: Estados Unidos 3, Bélgica 0.

E foi assim que a primeira Copa do Mundo teve início, com dois jogos acontecendo simultaneamente. Com o passar das edições, o primeiro jogo foi mudando: passou a ter só um jogo, com o time da casa. A partir de 1974, o campeão do torneio anterior fazia o jogo de abertura, algo que mudou novamente em 2006, com o anfitrião fazendo novamente a abertura.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações