O Vila Nova campeão invicto do Brasileiro da Série C de 1996

Por Victor de Andrade

O time do Vila Nova que conquistou a Série C de 1996 de forma invicta

Uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do estado de Goiás, o Vila Nova está completando neste 29 de julho de 2018, 75 anos de fundação. Entre os vários títulos conquistados pelo Tigre, destaca-se o Campeonato Brasileiro de 1996, ganho de forma invicta.

A Série C de 1996 tinha a participação de 58 equipes, envolvendo todos os estados do Brasil. Os times eram divididos em Grupos regionalizados na primeira fase e o Vila caiu no 9, ao lado do também goiano Anápolis e do mineiro Uberlândia. A estreia não foi das mais satisfatórias, já que mesmo jogando em casa, o Tigre ficou no 1 a 1 contra o Anápolis.

Porém, a equipe foi se recuperando e logo na segunda partida, mesmo fora de casa, o Vila Nova venceu o Uberlândia por 2 a 1. Após empatar novamente em casa, contra os mineiros, em 1 a 1, foi jogar em Anápolis com risco de ser eliminado, mesmo ainda sem ter perdido. Mas a vitória por 1 a 0 colocou o Tigre no mata-mata.

O primeiro adversário do mata-mata foi o tocantinense Gurupi e o Vila Nova não tomou conhecimento do adversário, vencendo os dois jogos, sendo um por 3 a 0 e outro por 4 a 0, fazendo incríveis 7 a 0 no agregado. Na etapa seguinte, o embate era contra o Fluminense de Feira de Santana. Apesar de mais difícil, o Tigre passou novamente com dois triunfos: 2 a 0 e 3 a 1.

Chegando às quartas de final, o adversário foi o Nacional de Manaus. A expectativa era grande, pois o Vila Nova parecia estar firme em busca do acesso. E foi o que aconteceu: no primeiro jogo, vitória por 1 a 0. No segundo, 3 a 0 para o Tigre e vaga na semifinal, último passo rumo ao acesso.

Confira como foi o título do Vila Nova

E foi na semifinal que aconteceu o confronto mais emocionante, contra o Porto de Caruaru. No primeiro jogo, em Pernambuco, 0 a 0. Na partida de volta, no Serra Dourada, o Porto abriu 2 a 0 e a torcida ficou apreensiva. Será que seria a eliminação? Mas o Vila Nova virou o jogo, venceu por 5 a 3 e garantiu o acesso.

Na final, o adversário, que também havia conseguido a vaga na Série B de 1997, era o Botafogo de Ribeirão Preto e o Vila Nova venceu novamente os dois jogos: 2 a 1 e 1 a 0, conquistando o título da Série C de forma invicta. O time base do Tigre na competição foi: Humberto; Moisés Tiririca, Wladimir Araújo, Ryuler e Luciano; Mona, Tim, Sabino e Gilberto; Wellington e Roni. Técnico: Roberval Davino. O clube repetiria o título da Série C em 2015, mas desta vez não foi de forma invicta.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações