Na Copa do Mundo de 1966, o Uruguai venceu a França

Por Victor de Andrade

França e Uruguai se enfrentaram no White City e a Celeste levou a melhor: 2 a 1
(fotos: Getty Images.com)

Nesta sexta-feira, dia 6, as seleções de Uruguai e França se enfrentam em Nizhny Novgorod, abrindo as quartas-de-final da Copa do Mundo Rússia 2018, buscando uma vaga na semifinal. Este é o quarto confronto entre os dois times na história do torneio, sendo que duas delas aconteceram neste século (2002 e 2010), com o resultado sendo o empate em 0 a 0 em ambos. Já na primeira vez em que eles se enfrentaram, em 1966, a Celeste levou a melhor: 2 a 1.

Franceses e uruguaios fizeram o primeiro confronto da história e em Copas no dia 15 de julho de 1966, no White City, em Londres, na Inglaterra, pela segunda rodada da primeira fase da competição. As duas equipes vinham de resultados semelhantes na estreia: o Uruguai, mesmo jogando contra os donos da casa, em 11 de julho, no Wembley, arrancou um empate em 0 a 0. Dois dias depois, também no Wembley, a França ficou na igualdade com o México em 1 a 1.

A vitória era importante, já que com os empates da primeira rodada, o triunfo deixava qualquer uma das equipes com um pé no mata-mata. Por isto, o primeiro tempo foi eletrizante e quem se deu melhor, no início, foi a França, que abriu o marcador em uma cobrança de pênalti convertida por Hector de Bourgoing, aos 15 minutos.

Porém, como sempre foi na história do futebol, nunca se pode dar os uruguaios como 'mortos' em uma partida de futebol. E foi o que aconteceu: os franceses relaxaram e a Celeste foi para cima. Pedro Rocha, aos 26', empatou o marcador e Julio Cortes, cinco minutos depois, colocou os Uruguaios na frente do placar.

Pedro Rocha marcou o primeiro dos uruguaios no jogo

O segundo tempo foi de tensão. A França foi para cima, tentando buscar o empate, enquanto o Uruguai, com sua raça peculiar, segurava o resultado. Os "Le Bleus" insistiram, mas não conseguiram balançar as redes e, com isto, a partida terminou com o placar de 2 a 1 para a Celeste Olímpica, que colocava um pé nas quartas-de-final.

Na última rodada da primeira fase, o Uruguai confirmou a sua classificação com um empate em 0 a 0 com o México, enquanto a França foi eliminada com a derrota por 2 a 0 para a Inglaterra. O Uruguai cairia na competição no jogo seguinte, já nas quartas de final, quando foi goleado pela Alemanha Ocidental pelo placar de 4 a 0.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações