Em 1998, a França eliminou a sensação croata rumo à final

Por Lucas Paes

Franceses e Croatas se enfrentaram em 1998 (Foto: AFP/FIFA.com)

A Copa do Mundo de 1998 é inesquecível para os brasileiros e não por bons motivos. Naquele ano, a França de Zidane conquistou seu primeiro título em um verdadeiro passeio para cima do Brasil. Porém, antes da explosão de festa, a França teve uma complicadíssima final diante da sensação do campeonato, a Croácia de Davor Suker. Num jogo espetacular, em Saint-Denis, no mesmo palco da final.

A Croácia chegou à aquela semifinal com uma campanha até melhor que a atual. Na primeira fase, os croatas até passaram na segunda posição de seu grupo, que coincidentemente também tinha a Argentina, que terminou na liderança. Nas oitavas, venceram o bom time romeno por 1 a 0 e deram um show na tradicional Alemanha, que acabou derrotada por 3 a 0 pelos croatas. A França, por sua vez, fez ótima campanha na fase de grupos, passando depois pelo Paraguai no gol de ouro e pela Itália nos pênaltis.

Gols e alguns lances do jogo

O jogo prometia ser complicado, apesar do favoritismo dos donos da casa. Os Bleus até criaram chances, Zidane, por exemplo, parou em Ladic, após um chutaço de longe. O primeiro tempo de um jogo complicado terminou sem gols. Mas o segundo tempo mostrou toda a face perigosa e mortal de Suker, quando ele recebeu lançamento frente a frente com Barthez e não perdoou, abrindo o placar no primeiro minuto da etapa final. O gol mal pode ser comemorado, já que na saída de bola, Thuram deixou tudo igual para os franceses, após lindo passe de Djorkaeff, depois de bobeada da zaga croata, num alucinante começo de segunda etapa.

A partir daí o jogo ficou aberto, mas jogando em casa, os Bleus não queriam perder e o segundo gol veio aos 22 minutos, quando Thuram deu lindo corte no defensor croata e chutou no cantinho, marcando o segundo dele no jogo. A Croácia tentou pressionar e acabou parando em Barthez. Ainda deu tempo de Blanc ser expulso e não jogar a final, mas o resultado ficou mesmo na vitória francesa, levando os donos da casa para a final e para o futuro título.

Zidane é caçado pela defesa croata (Foto: FIFA.com)

A Croácia venceu a Holanda na decisão do terceiro lugar, saindo com sua melhor campanha em mundiais até chegar a final de 2018. Neste domingo, França e Croácia entrarão em campo para o duelo mais importante entre as duas seleções na história, que pode colocar uma inédita estrela em cima do escudo croata ou consagrar a excelente geração francesa que talvez seja, em elenco, a melhor da história do país. Só o tempo dirá quem ficará na história e quem sorrirá por último. Em 1998, quem sorriu foi a França. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações