Briosa 1 x 0 Ituano - O jogo do acesso da Briosa em 1996

Por Victor de Andrade

Festa dos jogadores da Briosa: a Portuguesa Santista garantia sua volta à elite do futebol paulista
(foto: Silvio Luiz/A Tribuna)

O dia 21 de julho de 1996 é inesquecível para os torcedores da Portuguesa Santista. Em uma chuvosa manhã de domingo, a mais Briosa de Ulrico Mursa conquistava o acesso para a elite do futebol paulista ao vencer o Ituano, com gol de Otacílio, no segundo tempo. Foi uma data de glória e superação para o time Rubro Verde.

A última vez em que a Briosa tinha jogado a principal divisão de São Paulo foi no final da década de 70. Então, quando a equipe conquistou o primeiro turno da Série A-2 de 1996, a expectativa ficou grande. Nunca, nesse período todo, a Portuguesa Santista tinha ficado tão próxima de voltar à elite quanto naquele momento.

Porém, o segundo turno da Portuguesa Santista foi fraco, causando até a troca do treinador (saiu Nenê Belarmino e entrou Serginho Chulapa). Porém, como o campeão dos turnos já tinham vaga garantida na fase final, a Briosa enfrentaria Inter de Limeira, Ituano e São José em busca de uma das três vagas pelo acesso. No primeiro turno da fase final, três jogos e três empates. Mas a esperança veio com a  épica vitória sobre a Águia do Vale, fora de casa, com o gol da vitória saindo em um lindo lance do zagueiro Fernando.

O triunfo fez com que a Briosa pudesse garantir o acesso na penúltima rodada, quando receberia o Ituano em Ulrico Mursa, no dia 21 de julho de 1996. E apesar de uma manhã chuvosa em Santos, a torcida compareceu em peso no Estádio Ulrico Mursa  para empurrar a Portuguesa Santista rumo à elite. O treinador Serginho Chulapa, que havia passado mal nos dias anteriores, foi recomendado a não ir para o banco de reservas. Porém, contrariando, ele se agasalhou todo, colocou a touca e foi dirigir a sua equipe.

Porém, o Ituano, que tinha sido a equipe que somou mais pontos nos dois turnos da primeira fase, não estava morta e precisava da vitória naquele domingo para continuar sonhando com o acesso, dava sustos. Ainda no primeiro tempo, a Portuguesa Santista perdeu o zagueiro Fernando, contundido, que deu lugar a Otacílio. A Briosa dominava o primeiro tempo, mas não conseguia acertar o gol defendido por Nilton e, com isto, os 45 minutos iniciais terminaram com o placar de 0 a 0.

Na segunda etapa, logo no início, um susto para os torcedores: em uma bola recuada, o goleiro Claudinei furou e quase o Ituano abriu o marcador. Porém, a Briosa continuou pressionando e o gol era uma questão de tempo. Beto deu um belo passe de calcanhar para Balu, o lateral cruzou, mas Dudé, dentro da área, cortou a bola com a mão: pênalti! O experiente Célio foi para a cobrança, mas o goleiro Nilton defendeu, aumentando ainda mais o desespero dos torcedores.

Mas aquele domingo chuvoso era da Portuguesa Santista. Aos 27 minutos, Davi cobrou escanteio pela direita, a bola pingou antes do primeiro pau, a zaga não cortou e a redonda ia passando por todo mundo. Porém, o jovem Otacílio, aquele mesmo que substituiu Fernando no início do jogo, cabeceou a 'pelota' para o fundo das redes. Portuguesa Santista 1 a 0! Festa no Estádio Ulrico Mursa!

No final, o Ituano foi para cima, tentando o gol de empate, mas o goleiro Claudinei pegou tudo! Com o apito final, ninguém se conteve no estádio e foi uma grande festa! Todos estavam felizes com a volta da Portuguesa Santista à primeira divisão de São Paulo. E incrível, muito parecido com este 2018, o acesso da Série A-3 para a Série A-2, muitos jogadores do elenco são da Baixada Santista.

Esta história só não teve um final ainda mais feliz porque sete dias depois, mesmo jogando pelo empate, a Briosa perdeu o titulo ao ser derrotada pela Inter, em Limeira, por 4 a 0. Porém, o mais importante, que era a volta à Série A-1 já estava garantida! Realmente, aquele dia 21 de julho de 1996 foi inesquecível para os torcedores da mais Briosa de Ulrico Mursa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações