Allez Les Bleus!

Por Victor de Andrade
Fotos: Getty Images.com/Fifa.com

Umtiti se antecipou à zaga belga e, depois de cobrança de escanteio, cabeceou a bola para as redes

Pela terceira vez na história, a França está em uma final de Copa do Mundo. Os franceses cravaram seu lugar na decisão do Mundial na Rússia 2018 ao vencer a Bélgica na semifinal, em jogo realizado nesta terça-feira, dia 10, no Saint Petersburg Stadium, em São Petersburgo. Umtiti, após cobrança de escanteio, foi o autor do único gol do jogo, aos 6 minutos da segunda etapa.

A grande curiosidade desta semifinal é que ela reunia dois "exterminadores" de sul-americanos na Copa do Mundo. A França, na primeira fase, pelo Grupo C, venceu o Peru por 1 a 0, atrapalhando os planos do time de Guerrero de chegar às oitavas. No início do mata-mata, uma atuação impecável de Mbappé ajudou os franceses a passar pela Argentina, por 4 a 3. Nas quartas, a vítima dos "Les Bleus" foi o Uruguai: 2 a 0. Também nas quartas, foi a vez da Bélgica eliminar outro da América do Sul, talvez o mais poderoso deles, o Brasil, fazendo 2 a 1.

Mas não era só a questão sul-americana que fazia o duelo entre França e Bélgica ter uma alta expectativa. De um lado, Griezmann e Mbappé, do outro, Hazard e De Bruyne. As duas seleções talvez carregavam a maior quantidade de talentos individuais de todo o Mundial 2018. Então, era esperado um grande jogo.

Hazard foi o grande nome do primeiro tempo: faltou o gol

Tudo bem, esteve longe de ser o melhor jogo da Copa. Tanto França, contra a Argentina, e Bélgica, nos 45 minutos iniciais contra o Brasil, fizeram melhores apresentações. Mas foi um bom jogo em São Petersburgo. Nos primeiros 30 minutos, os "Red Devils"  mandaram no jogo, principalmente porque Hazard, seu principal jogador, atuava sem uma marcação forte e, por isto, conseguia armar as jogadas que queria. Porém, o centroavante Lukaku parecia estar um pouco desligado e não pôde aproveitar as oportunidades.

Além de ter conseguido suportar os 30 minutos iniciais, quando foram piores, sem tomar gol, os franceses acertaram a marcação e equilibraram o jogo, passando a chegar com perigo próximo da trave defendida por Courtois. Com as forças divididas, a partida foi para o intervalo com o marcador apontando o 0 a 0.

A segunda etapa parecia seguir a forma de como o jogo foi para o intervalo: equilibrado. Porém, aos 6 minutos, aconteceu o que mudou todas a história da partida. Em escanteio cobrado da direita, Umtiti se antecipou à defesa belga e, de cabeça, desviou a bola, 'matando' o goleiro Courtois na jogada, marcando o primeiro gol da partida: 1 a 0 França.

O zagueiro francês marcou na segunda etapa

Com o gol, a partida ficou ainda mais aberta. A Bélgica foi para a pressão, principalmente com as ações de Hazard, que fez um grande jogo. Porém, era claro que alguns jogadores belgas, principalmente De Bruyne e Lukaku, sentiram o fato de estarem atrás do marcador e isto atrapalhou o desenvolvimento das jogadas dos "Red Devils".

Do outro lado, a França apostava nos contra-ataques e foi onde apareceu Griezmann e Mbappé, que fizeram lindas jogadas e se não fossem as más pontarias de Giroud e Tolisso, os franceses poderiam ter aumentado a diferença. Nos minutos finais, a França tentou fazer o tempo passar e a Bélgica foi para o desespero, mas o placar não foi alterado. "Les Bleus" na final.

Agora, a França espera o vencedor da partida entre Croácia e Inglaterra para saber o adversário na grande final, que será no domingo. Já a Bélgica encara o perdedor na decisão de terceiro lugar, no sábado. Uma curiosidade: capitão francês na conquista de 1998, o técnico Didier Deschamps pode se igualar a Zagallo e Franz Beckenbauer como os únicos a ganharem uma Copa como jogador e outra como treinador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações