A Seleções finalistas que nunca foram campeãs mundiais

Por Victor de Andrade

A Holanda é a recordista: foram três finais, 1974, 1978 (foto) e 2010, mas nunca foi campeã

A Croácia, na quarta-feira, dia 11, deu um passo importantíssimo na história do futebol ao conseguir chegar pela primeira vez a uma final de Copa do Mundo, ao vencer a Inglaterra pelo placar de 2 a 1, com o gol da vitória saindo na prorrogação. A seleção croata tornou-se a 13ª do mundo a conseguir se classificar para a decisão.

Agora, no domingo, dia 15, a partir das 12 horas, no horário de Brasília, no Luzhniki Stadium, em Moscou, iremos ver se a Croácia conquistará o seu primeiro título mundial, se juntando a Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha e França (adversária na final), ou será apenas a quinta seleção na história a chegar ao menos em uma final e nunca ter levantado a taça de campeã. Confira as outras quatro seleções que já chegaram à decisão e nunca conquistaram um título:

TCHECOSLOVÁQUIA
1934 - 1962

O time da Tchecoslováquia em 1962, que perdeu a decisão para o Brasil

A primeira seleção a figurar nesta lista não existe mais. A antiga Tchecoslováquia, hoje dividida entre Chéquia e Eslováquia, curiosamente, perdeu títulos para as únicas duas seleções que ganharam Copas seguidamente. Primeiro, os tchecos foram derrotados em 1934 pela Itália, que jogava em casa e depois ganharia o título em 1938, por 2 a 1, na prorrogação. 28 anos depois, no Chile, a Tchecoslováquia encararia o Brasil, campeão de 1958, na decisão. Apesar de terem saído na frente, os tchecos foram derrotados por 3 a 1 e nunca mais chegaram a uma final. A última participação da seleção em uma Copa do Mundo foi em 1990. Porém, tanto a Chéquia como a Eslováquia já jogaram mundiais.

HUNGRIA
1938 - 1954

Em 1954, a Hungria assombrou o mundo: só faltou o título

Após conquistar a Copa de 1934, jogando em casa, a Itália encarou outra seleção que nunca conquistou a taça em 1938, na França: a Hungria. Porém, os italianos, com um time ainda mais forte do que quatro anos antes, fez 4 a 2 nos húngaros e foi a campeã. Em 1954, na Suíça, a grande sensação do futebol mundial era a Hungria, que estava a quatro anos invicta, foi campeã olímpica em 1952, e contava com craques como Kócsis e Puskas. Porém, na decisão, a Alemanha Ocidental virou o jogo para 3 a 2, conquistou o seu primeiro título, fazendo uma das maiores surpresas da história das Copas. Depois, a Hungria nunca mais foi a mesma e seu último Mundial foi em 1986.

SUÉCIA
1958

Suécia parou no time brasileiro em 1958

A Copa do Mundo de 1958 foi realizada na Suécia e a dona da casa não fez feio. Pelo contrário! Semifinalista em 1938 e em 1950, os suecos fizeram um bom torneio e conseguiram chegar à final da Copa do Mundo. O adversário foi o Brasil, de Pelé, Garrincha e Didi, que com seu futebol envolvente, ganhou dos donos da casa por 5 a  2 e conquistaram o primeiro dos cinco títulos mundiais que detém, iniciando uma grande dinastia. Já a Suécia, entre fases e gerações, voltou à uma semifinal em 1994 e na Copa da Rússia, em 2018, caiu nas quartas de final.

HOLANDA
1974-1978-2010

Holanda em 1974 encantou o mundo, mas perdeu para a  Alemanha Ocidental

Aqui temos um caso de "tri-vice". A Holanda, devido às suas boas campanhas em Copas, é considerada por muitos uma grande seleção, mesmo sem ter um título. E tudo isto começou em 1974, sob o comando de Rinus Michels e com craques como Cruyff em campo. Porém, apesar de favorita, os holandeses perderam a final para os donos da casa, a Alemanha Ocidental, por 2 a 1, de virada. Quatro anos depois, mesmo sem Cruyff e sem dar show, a Holanda conseguiu chegar à decisão novamente, mas encarou outra dona da casa: a Argentina, que foi campeã vencendo por 3 a 1, sendo que os dois gols que deram a vitória saíram na prorrogação. Ainda tinha mais, em 2010, na África do Sul, com um time com Sneidjer e Robben, com o segundo perdendo uma grande chance ainda no tempo normal, os holandeses perderam o título para a Espanha, na prorrogação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações