Um empate entre Uruguai e Portugal em pleno Maracanã

Por Victor de Andrade

Há poucas fotos deste jogo, onde Portugal e Uruguai empataram em 1 a 1 no Maracanã

Uruguai e Portugal fazem neste sábado, às 15 horas, no horário de Brasília, no Fisht Stadium, em Sochi, a segunda oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018. Este confronto é inédito em Mundiais. Aliás, as duas seleções só se enfrentaram duas vezes na história, sendo que uma delas foi em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro.

A primeira vez em que portugueses e uruguaios se enfrentaram foi em 26 de junho de 1966, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras. Jogando em casa, os portugueses, que estavam se preparando para a Copa do Mundo daquele ano, onde surpreenderiam e conquistariam a terceira colocação, venceu a Celeste por 3 a 0, com José Torres marcando todos os gols.

A equipe portuguesa

Porém, em 1972, a Confederação Brasileira de Desportos organizou a Taça Independência, competição para comemorar os 150 anos da independência do Brasil. O torneio, chamado em muitos lugares de Mini Copa, contou com a participação de 20 seleções, entre elas Portugal e Uruguai.

O regulamento era o seguinte: 14 seleções de países mais o time da Concacaf foram divididos em três grupos de cinco equipes cada. Os primeiros colocados de cada chave se juntaram a Brasil, União Soviética, Uruguai,  Escócia e Tchecoslováquia para a disputa da segunda fase, com dois grupos de quatro. Esta etapa apontaria quem iria fazer a decisão de terceiro e quarto e os finalistas.

Ingresso da partida

Depois de passar em primeiro pelo Grupo B, Portugal encararia na segunda fase Argentina, Uruguai e União Soviética. Os portugueses, liderados por Eusébio, na estreia, bateram os argentinos por 3 a 1, enquanto a Celeste perdeu para os soviéticos por 1 a 0.

No dia 2 de julho, o Maracanã foi palco da partida entre Portugal e Uruguai. Cerca de 50 mil pessoas foram ao Estádio Mário Filho para assistir a partida, que foi apitada pelo suíço Rudolf Scheurer. Apesar de não ter ido à Copa anterior, Portugal estava bem na competição, mas encararia o semifinalista do Mundial de 1970.

Confira vídeo do empate entre as duas equipes

O jogo começou equilibrado. Porém, aos 20 minutos, Ricardo Pavoni abriu o placar para os uruguaios, que já imaginavam a vitória no estádio de tantas alegrias para eles (foi no Maracanã onde o Uruguai conquistou o seu primeiro título Mundial). Porém, no segundo tempo, Portugal voltou melhor e logo no primeiro minuto, Jaime Graça deixou o placar tudo igual. O empate em 1 a 1 persistiu até o apito final da arbitragem.

Portugal venceria o seu último jogo na segunda fase, contra a União Soviética, por 1 a 0, e se garantiu na final. O Uruguai se despediu da competição sendo derrotado pela Argentina, também por 1 a 0. Na decisão, os portugueses encararam o Brasil, no Maracanã, e o título ficou com os donos da casa, que venceram por 1 a 0, com gol de Jairzinho, aos 44' do segundo tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações