Os confrontos entre Argentina e França em Copas do Mundo

Por Victor de Andrade

Em 1978, a Argentina, jogando em casa, venceu os franceses pelo placar de 2 a 1

As seleções de França e Argentina fazem, neste sábado, dia 29, em Kazan, o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018. O confronto, que envolve dois times que já conquistaram o torneio (duas da Albiceleste e uma dos "Bleus"), acontece pela terceira vez em Mundiais, sendo que os sul-americanos levaram a melhor nas duas vezes em que se enfrentaram.

A primeira vez que franceses e argentinos se encontraram em uma Copa do Mundo foi na primeira edição do torneio, em 1930, no Uruguai, no dia 15 de julho, no Parque Central, o campo do Nacional, em Montevidéu. A França fazia o seu segundo jogo na competição, já que havia estreado, dois dias antes, vencendo o México por 4 a 1. Já a Argentina fazia a sua estreia.

A partida, apitada pelo brasileiro Almeida Rego, foi dura. Porém, o estádio tinha muitos argentinos (o público foi de mais de 23 mil expectadores), que atravessaram o Rio da Prata para a apoiar a sua seleção, que era considerada uma das favoritas. E, apesar da pressão, o primeiro tempo terminou com o placar de 0 a 0.

Na segunda etapa, os argentinos continuaram pressionado e só conseguiram fazer o gol da vitória aos 36', com Luís Felipe Monti. A Albiceleste ainda venceria o México (6 a 3), o Chile (3 a 1) e os Estados Unidos (6 a 1), antes de perder o título para o Uruguai, donos da casa, por 4 a 2, repetindo a final olímpica de dois anos antes.

A França foi derrotada pelos argentinos em 1930: 1 a 0

Outro confronto entre argentinos e franceses em uma Copa do Mundo só foi acontecer 48 anos depois, novamente na América do Sul, só que na Argentina. As duas equipes faziam parte do Grupo A, que também tinha Itália e Hungria. A França, que estava no início da geração Platini, estreou com derrota para os italianos, por 2 a 1. Já os donos da casa venceram a Hungria pelo mesmo placar.

As duas equipes se enfrentaram no Monumental de Nuñez, no dia 6 de junho. Empurrado pela torcida, o time argentino pressionou os franceses, mas só conseguiu abrir o marcador no último minuto da primeira etapa, com o capitão Daniel Passarela, batendo pênalti.

Porém, no segundo tempo, a situação se complicou para a Argentina, quando aos 15', Michel Platini empatou. Mas a Albiceleste conseguiu fazer o gol da vitória 13 minutos depois, com Luque. Os franceses caíram na primeira fase do Mundial, enquanto os argentinos foram os campeões.

E quem vai vencer neste sábado? Será que a Argentina mantém a hegemonia em Copas do Mundo ou a França, pela primeira vez, baterá o rival sul-americano?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações