O primeiro título do Paraná Clube em 1991

O Paraná Clube teve uma boa temporada e conquistou o estadual de 1991

"Paraná já nasceste gigante" a frase que inicia o seu hino explica bem os primeiros anos do Paraná Clube. Nascido da junção do Pinheiros, clube tradicional e vencedor e Curitiba, com o Colorado, que já vinha de fusões de outros campeões da capital do estado, a nova agremiação foi fundada em 19 de dezembro de 1989 e em menos de dois anos de fundação já conquistava o seu primeiro título, de campeão paranaense de 1991.

O Campeonato Paranaense de 1991 foi a 77° edição do campeonato estadual do Paraná, com o recorde de 24 equipes participantes. O campeonato teve uma excelente média de gols marcados, acima de 4 por partida, e teve um novo campeão, o tricolor Paraná Clube, em sua segunda participação. Em campanha que foi marcado por grandes goleadas, o time paranista venceu, deixando o Atlético Paranaense com o vice-campeonato.

O campoenato foi dividido em 3 Fases, Na Primeira Fase, seis melhores equipes folgaram, as que sobraram foram dividas em 3 grupos de seis clubes. Na segunda fase 19 equipes foram dividas novamente em três grupos para a classificação de dez para a Fase Final. A última fase era composta por 14 equipes que se enfrentavam em turno e returno, com o campeão saindo dos pontos corridos.

Para comandar o time no campeonato paranaense, foi contatado o técnico Otacílio Gonçalves, que começa com o pé direito, vencendo na estréia a equipe do Toledo, por 1 a 0, gol do artilheiro Saulo. No decorrer da competição, a equipe fica a um ponto do tão sonhado título, após vitória dramática, de virada, diante da equipe do Sport de Campo Mourão, na Vila Capanema. O zagueiro Castro faz o gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo, dando início a festa no reduto tricolor.

No dia 8 de dezembro o Paraná Clube conquistava o seu primeiro título de campeão paranaense, ao empatar por 1 a 1 com a equipe do Coritiba. O gol Tricolor foi anotado pelo lateral esquerdo Ednélson (foto acima). Durante todo o campeonato a equipe manteve uma regularidade, vencendo 17 partidas, empatando 5 e perdendo apenas 4. Algumas partidas foram ganhas com goleadas, como o 4x1 diante do Grêmio de Maringá, o 6x1 diante do Londrina e o 4x0 aplicado na equipe do Operário de Ponta Grossa. O centroavante Saulo foi o artilheiro do clube na competição, com 18 gols assinalados.

No dia 08 de dezembro de 1991, o Paraná Clube conquistou o seu primeiro título, com menos de dois anos de existência. O tricolor precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão. A torcida paranista compunha 85% dos presentes no Estádio Couto Pereira. Ainda assim, foi o Coritiba quem saiu na frente, marcando o primeiro gol da partida com Norberto. Mas o destino reservava uma bela surpresa: aos 19 minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo Ednelson empatou a partida, para a explosão da entusiasmada da torcida tricolor, que comemorava o seu primeiro título.

*Com informações da PRCpédia
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações