O confronto entre Suíça e Iugoslávia na Copa do Mundo de 1950

Por Lucas Paes 

O Independência, em Belo Horizonte, foi o palco da vitória da Iugoslávia sobre a Suíça

Nesta sexta-feira, no mesmo dia em que o Brasil terá que vencer de qualquer maneira a Costa Rica para se manter vivo (e bem) na Copa do Mundo, a Suíça confrontará a Sérvia num jogo que pode até botar os sérvios na liderança disparada do grupo. Em 1950, houve um confronto entre a antiga Iugoslávia (de onde surgiu a Sérvia a partir da dissolução do território iugoslavo a partir da guerra civil do início dos anos 90) e a Suíça na primeira fase. As duas seleções estavam naquele ano no grupo do Brasil, dono da casa e um dos favoritos. No grupo também estava o México. 

O jogo ocorreu logo na rodada de abertura. No dia 25 de Junho daquele ano, o Brasil destroçou o México no Maracanã, vencendo por 4 a 0. No dia seguinte, o Estádio Independência, do América Mineiro, foi o palco do duelo entre suíços e iugoslavos. Aquela era a terceira Copa do Mundo de La Nati e a segunda dos azuis. 

Naquele dia 25 de junho, porém, a Suíça não foi páreo para a Iugoslávia. Depois de um primeiro tempo sem gols, a Iugoslávia abriu o placar com Mitic, aos 14 minutos da etapa final. Tomasevic ampliou aos 25’ e, apenas cinco minutos depois, Ognjanov fechou a “goleada” dos “sérvios” no Independência: 3 a 0 e vice-liderança do grupo naquele momento. 

No fim das contas, porém, nenhum dos dois times foi páreo no grupo para o Brasil. A Suíça até conseguiu um empate com os donos da casa e venceram o México por 2 a 1. A Iugoslávia, por sua vez, goleou o México na segunda rodada e chegou a rodada final da primeira fase disputando vaga com o Brasil, porém acabaram derrotados por 2 a 0 num Maracanã com mais de 140 mil pessoas presentes. O Brasil acabaria, como já sabemos, perdendo o título para o Uruguai, no episódio até hoje conhecido como Maracanaço.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações