EUA, México e Canadá sediarão a Copa do Mundo de 2026

Por Victor de Andrade


Está definido! A tríplice candidatura formada por Estados Unidos, México e Canadá vai sediar a Copa do Mundo de 2026. A escolha foi feita durante o 68º Congresso da Fifa, realizado na manhã desta quarta-feira, dia 13, na Rússia, na madrugada do Brasil. O United, como está sendo chamada a aliança dos três países, bateu a candidatura do Marrocos, que também pleiteava a organização do Mundial. Além de três sedes, a Copa de 2026 terá outra novidade: 48 seleções.

A candidatura tripla recebeu 136 votos, contra 65 do Marrocos e um voto para nenhuma das candidaturas. Já sete federações se declararam impedidas de votar. Agora, fica um cálculo esquisito, já que será a terceira vez que o México sediará uma Copa (as outras foram em 1970 e 1986), a segunda dos norte-americanos (a outra foi em 1994) e a primeira dos canadenses.

A novidade de uma Copa em três países comprova a nova mentalidade da Fifa, com a direção de Gianni Infantino. Sai o lado de tentar levar o Mundial para lugares novos, como estava fazendo Joseph Battler, o antecessor, e agora vai em busca do lucro, pois é o que promete a organizadora de 2026, principalmente pelo lado dos Estados Unidos. Nos bastidores, o próprio mandatário da Fifa trabalhou em prol da tríplice organização, o que causou revolta em algumas federações, principalmente as da África.

A princípio, 23 cidades estão no plano para terem jogos do Mundial de 2026, sendo três no México, duas no Canadá e 18 nos Estados Unidos. Porém, até a definição dos estádios, este número deve cair para 16. Aliás, uma promessa da organização é que apenas nove destas 23 cidades teriam que fazer obras de readequação em seus estádios, enquanto já 14 estariam prontos para receber o evento.

As prováveis cidades que receberão jogos

48 seleções - A Copa que será divida entre Canadá, México e Estados Unidos será a primeira a contar com 48 seleções, ao contrário das 32 que são atualmente. Há uma chance de esta ação ser antecipada para 2022, que será no Qatar, mas a probabilidade é pequena. Até pelo aumento de participantes, é bem provável que as seleções dos três países terão vagas garantidas na disputa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações