Copa 2026: três sedes e 48 equipes

Por Sérgio Oliveira/Futebol Alternativo TV

Seleções como a de Burkina Faso terão grandes chances de ir à Copa com 48 vagas

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao amigo Victor de Andrade pelo espaço. Nem preciso citar que as portas do Futebol Alternativo TV estão sempre abertas para o Curioso do Futebol. 

Estou aqui para dar minha opinião a respeito deste assunto polêmico que é a Copa de 2026, uma Copa que teremos uma série de mudanças desde o número de sedes, de participantes, de regulamento. Enfim, será uma copa com a marca daquilo que não podemos segurar a marca da evolução.

Sou sim a favor da evolução da Copa do mundo. A Copa é o principal evento deste esporte que gostamos tanto. Festa nas ruas, várias torcidas unidas no mesmo lugar quase sempre sem briga e com alegria. Quatro anos atrás vimos de perto toda essa energia. E por que não chamar mais gente para se divertir ? O aumento de número de participantes é uma evolução natural do evento que começou lá em 1930 com 13 participantes, Passou para 16, 24 em 1982 e para 32 em 1998. E acreditem o nível técnico não caiu como dizem os opositores por aí...

É só fazer uma simulação rápida. Acrescente na atual Copa Chile, Holanda, EUA, Itália, Costa do Marfim, Camarões, Nova Zelândia etc... Seleções tradicionais, com bom nível de competição e que estiveram recentemente na Copa. Outro ponto importante, a Copa ganha em emoção e ser campeão será mais difícil pois o número de mata-matas irá aumentar. Lógico que teríamos as seleções mais alternativas: Uganda, Uzbequistão, Guatemala, Burkina Faso... mas isso não posso criticar de jeito nenhum. Não existe jogo ruim em Copa do Mundo. Ruim é não ter Copa.

A questão mais estranha para 2026 é ter três sedes

Tenho sim ressalvas ao novo modelo, não gosto de três sedes por exemplo. Ainda mais em países que não acompanham o Futebol como EUA e Canadá, acho sim que o Marrocos aproveitaria muito mais a copa do Mundo. Não gosto do regulamento proposto pela FIFA, As 48 seleções serão divididas em 16 grupos de três times. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata. Os 32 então viram 16, que se enfrentam em oitavas de final e assim por diante. O torneio ficará espremido, as seleções terão pouco tempo de descanso, teremos problemas nos critérios de desempate, a decisão da fase de grupos não ocorre em jogos simultâneos , problemas no calendários dos clubes também. Enfim, muitos pepinos para a FIFA resolver.

De um modo geral acredito que o saldo será positivo. Futebol não é só América do sul e Europa, teremos mais surpresas e histórias para contar e se divertir. Vale lembrar que duas das melhores copas da história foram aquelas que o número de participantes aumentou. Vamos dar uma chance para FIFA, que ainda tem que corrigir muitos problemas, mas parece sim estar trabalhando para os alternativos evoluírem.

Confira as novidades do Futebol Alternativo TV no Youtube, Facebook e Twitter.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações