A grande vitória do Marrocos sobre Portugal em 1986

Por Victor de Andrade

Jogadores marroquinos comemoram a vitória sobre Portugal

Depois do sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 1986, realizada no México, nem o mais otimista torcedor marroquino imaginaria que sua seleção iria terminar em primeiro lugar do Grupo F, que também contava com a Polônia, que foi terceira colocada quatro anos antes, a Inglaterra, campeã mundial em 1966, e Portugal, que apesar de estar voltando para um Mundial depois de 30 anos, tinha uma boa geração, com destaque para Paulo Futre. Porém, o Marrocos conseguiu se classificar em primeiro, muito graças à uma vitória na última rodada da primeira fase sobre os portugueses.

Ao contrário do que quase todos apostavam, o Marrocos foi bem e equilibrou o grupo. Na primeira rodada, os marroquinos empataram em 0 a 0 com a Polônia, enquanto Portugal venceu a Inglaterra por 1 a 0. Na rodada seguinte, o time africano teve outro empate, contra os ingleses, também em 0 a 0, enquanto os poloneses venceram os portugueses por 1 a 0. Então, no jogo entre Marrocos e Portugal, na última rodada, o vencedor estaria nas oitavas.

Apesar dos dois empates nos jogos anteriores,
poucos esperavam uma vitória marroquina

Mas a verdade é que poucos acreditavam no Marrocos naquele 11 de junho de 1986, no jogo realizado no Estádio Tres de Marzo, em Zapopan, próximo a Guadalajara. O time africano, apesar dos dois pontos conquistados, ainda não tinha balançado as redes e encarava um time que tinha um ataque forte. Mas o que aconteceu foi totalmente diferente.

E muito graças ao atacante Abderrazak Khairi. Aos 19 minutos de jogo, o marroquino aproveitou um passe errado da defesa adversária, dominou a bola e arriscou um chute de fora da área, que entrou no canto direito do goleiro Vitor Damas: 1 a 0 Marrocos. Khairi estava 'endiabrado' e sete minutos depois marcou o segundo. E foi um golaço! Labid Khalifa, da direita, cruzou a bola na área e o camisa 17 do time marroquino pegou um belo chute de primeira: 2 a 0!

Depois do segundo gol sofrido, Portugal foi para a pressão, pois com o resultado estaria fora da Copa do Mundo. Já o Marrocos esperava pacientemente o adversário e tentando aproveitar alguma brecha para ampliar o marcador. E isto aconteceu aos 17 minutos da segunda etapa. Mohammed Timoumi, de canhota, fez um belo lançamento para Merry Krimau, que dominou a bola e bateu na saída de Vitor Damas: 3 a 0 para o Marrocos, deixando os torcedores boquiabertos.

Confira os gols da partida

Portugal ainda diminuiu a contagem aos 35', com Diamantino, em um belo gol de cobertura, após rebote do goleiro Badou Zaki. Porém, não tinha tempo para mais nada e, com o resultado, Portugal estava eliminado da competição. Porém, viria o destaque maior: com a Inglaterra vencendo a Polônia por 3 a 0, o Marrocos terminou a primeira fase como primeira colocada do Grupo F. Era o primeiro africano avançando de fase em uma Copa do Mundo e ainda como líder da chave.

Nas oitavas de final, o Marrocos encarou a Alemanha Ocidental e apesar do jogo duro que os africanos fizeram, acabaram derrotados por 1 a 0 e foram eliminados da competição. Porém, a equipe já tinha feito história e muito pela vitória sobre Portugal. Agora, as duas seleções voltam a se enfrentar em uma Copa do Mundo nesta quarta-feira, dia 20 de junho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações