Série B1 Carioca – 20 times em busca das vagas na elite

Por Diely Espíndola e Victor de Andrade


Começa neste sábado, dia 17, a edição de 2018 do Campeonato Carioca da Série B1. Neste ano, com alguns nomes tradicionais no meio, 20 clubes estarão lutando pelas duas vagas na fase preliminar da elite do futebol do estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que no ano passado, o Goytacaz foi o grande campeão da competição.

Neste certame, assim como aconteceu em 2017 e em alguns torneios no mesmo escalão no passado, os dois times rebaixados da elite do futebol carioca nesta temporada, no caso America e Bonsucesso, jogarão a Série B1.

Confira os 20 times participantes:

GRUPO A
Angra dos Reis – Artsul – America – Americano – Barcelona
Barra da Tijuca – Gonçalense – Sampaio Corrêa-RJ – Santa Cruz – Serra Macaense

O zagueiro Lucão reforça o America em busca do acesso
(foto: divulgação America FC)

Se for apenas pela tradição e peso da camisa, o Grupo A tem dois favoritos: America e Americano. O Diabo quer apagar o rebaixamento da elite, disputada neste ano. Para isto, o clube foi em busca de reforços e entre eles está o zagueiro Lucão, ex-São Carlos e Portuguesa Santista. Já o time de Campos quer voltar logo para a Série A, ainda mais vendo o rival Goytacaz lá. Porém, o time vai se dividir entre a B1 e a Série D do Brasileiro.

Campeão da B2 no ano passado, o Angra dos Reis que aproveitar o embalo e levar a cidade litorânea para a elite do futebol carioca. O mesmo acontece com o Santa Cruz, que foi vice na mesma competição. O Artsul, que trouxe o lateral Léo Gonçalves, ex-Queimados, e Barcelona contrataram bastante para chegar ao sonhado acesso.

Antônio Carlos Roy dirige o Sampaio Corrêa
Foto: Gabriel Farias/FutRio

Completam o Grupo A: o Barra da Tijuca, que montou elenco experiente, o Gonçalense, que contratou o zagueiro Marquinhos, ex-Bangu e Mesquita, o Sampaio Corrêa, do técnico Antônio Carlos Roy, e o Serra Macaense, que apresentou o atacante João Marcos, que jogou pelo Rio-São Paulo. 

GRUPO B
Audax Rio – Bonsucesso – Carapebus – Duque de Caixas – Friburguense
Itaboraí – Olaria – São Gonçalo EC – Serrano – Tigres do Brasil

Bonsucesso foi rebaixado com o empate contra o America
(foto: Laís Patrício/AFC)

O Grupo B traz times tradicionais para o futebol ou que já estiveram na divisão principal do carioca visto além dos quatro grandes da capital. Audax, Bonsucesso e Friburguense são alguns dos nomes que compõem o segundo grupo da série B1 do Campeonato Carioca. Grande parte dos clubes não tem outras competições pela frente durante este ano, o que faz com que o estadual seja prioridade.

Alguns clubes apostam em reforços para a disputa do título carioca. É o caso do Serrano, que nesta terça (15) apresentou o meia Yan, que já passou pelo Vitória da Conquista (BA), e o goleiro Gustavo Pires, já conhecido do futebol carioca por suas passagens pelos também componentes do Grupo B Duque de Caxias, Olaria e Bonsucesso.

Thiago Ryan foi contratado pelo São Gonçalo EC
Foto: Jhonathan Jeferson/FutRio

Além dos clubes já citados, também compõem o Grupo B: Tigres do Brasil, que recentemente já jogou na elite do Estadual, Itaboraí, que faz um belo trabalho na base e apresentou alguns jogadores, como o zagueiro Victor Silva, São Gonçalo, que apresentou Thiago Ryan, ex-Bonsucesso, e Carapebus, que, provavelmente, deve brigar contra o rebaixamento.

REGULAMENTO

O regulamento será o praticamente o mesmo da edição de 2017, com exceção da fase final. As semifinais, que definem o acesso, serão em dois jogos. A final será em jogo único, em campo neutro. Os três últimos serão rebaixados à Série B2 de 2019.

O campeão de 2017 da B1 Carioca foi o Goytacaz
(foto: NF Notícias)

No primeiro turno, Taça Santos Dumont, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo. Na Taça Corcovado, as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Em ambos os turnos, os dois primeiros avançam para as semifinais, que serão em jogo único. Os primeiros colocados jogarão em casa e com a vantagem do empate. Os vencedores passam para a final, também em jogo único, com mando de campo sorteado. Os campeões de cada turno se juntam às equipes de melhor campanha na semifinal do Estadual. Os vencedores sobem ao Carioca de 2019 e fazem a final da competição.

Para o desempate entre duas ou mais equipes segue-se a ordem definida abaixo:
  1. Número de vitórias
  2. Saldo de gols
  3. Gols marcados
  4. Número de cartões amarelos e vermelhos
  5. Sorteio

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações