Derby Campineiro - O maior clássico do interior do Brasil

O último jogo foi em 2013 e a Ponte Preta levou a melhor sobre o Guarani em pleno Brinco de Ouro

Neste sábado, dia 5 de maio, às 19 horas, no Brinco de Ouro da Princesa, Guarani e Ponte Preta voltam a se enfrentar depois de mais de cinco anos sem ter o confronto. Este será o 191º Derby Campineiro, que é o maior clássico do futebol brasileiro fora das capitais e tem uma das páginas mais espetaculares do esporte no país.

Sem se enfrentarem desde janeiro de 2013, os arquirrivais campineiros evitam um recorde de período sem jogos entre eles com este reencontro. Isso por que ficaram entre setembro de 1960 e julho de 1966 sem fazer nenhum jogo. Neste período, a Ponte Preta amargou a divisão abaixo estadual, a atual Série A-2. Justamente onde esteve o Guarani desde 2014, além das divisões inferiores em âmbito nacional. A queda ponte-pretana no ano passado, proporciona este reencontro.

A partida deste sábado será a de número 191 da história do confronto que iniciou em 1912, porém, sem resultado confirmado. Não há consenso e nem dados confiáveis sobre o vencedor deste primeiro dérbi campineiro. Fontes alvinegras citam uma vitória da Ponte Preta por 1 a 0, enquanto fontes bugrinas acreditam num empate por 1 a 1.

Polêmica histórica à parte, a vantagem é bugrina. São 66 vitórias do Guarani, contra 61 da Ponte Preta e outros 62 empates. Com 258 contra 252, o alviverde leva vantagem também nos gols marcados. No Brinco de Ouro, porém, os números são mais equilibrados: 17 vitórias dos donos da casa contra 16 dos visitantes e outros 29 empates.

Pela Série B do Campeonato Brasileiro foram poucas partidas e há empate nestes confrontos. São quatro jogos com duas vitórias para cada lado. Todos estes jogos são recentes. Em 2009, quando subiu, o Guarani venceu duas vezes, por 1 a 0 e 2 a 1. Já em 2011, quando a Ponte Preta retornou à elite nacional, foi sua vez de vencer os dois jogos: 2 a 0 e 3 a 0. O empate persiste também em confrontos da elite nacional. Em 14 jogos são quatro vitórias para cada lado e seis empates.

Na última vez que se enfrentam, em 26 de janeiro de 2013, pela primeira fase do Campeonato Paulista, a Ponte Preta se deu melhor em pleno Brinco de Ouro da Princesa ao vencer por 3 a 1. William abriu o placar aos 28 minutos e viu Fumagalli empatar para os donos da casa já aos 43 do primeiro tempo. Ramírez aos 22 e Bruno Silva, aos 25 do segundo tempo, porém, decretaram a vitória ponte-pretana.

Em 2012, Bugre venceu a Macaca e foi para a final do Paulista

Números gerais
190 jogos
66 vitórias do Guarani
61 vitórias da Ponte Preta
62 empates
258 gols do Guarani
252 gols da Ponte Preta

No Brinco de Ouro da Princesa
62 jogos
17 vitórias do Guarani
16 vitórias da Ponte Preta
29 empates
75 gols do Guarani
74 gols da Ponte Preta

Na Série B
4 jogos
2 vitórias do Guarani
2 vitórias da Ponte Preta
3 gols do Guarani
6 gols da Ponte Preta
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações