quinta-feira, 3 de maio de 2018

Contra o Rio Negro, em 1974, o último gol de Pelé na Vila Belmiro

Pelé marcou o seu último gol no Urbano Caldeira em 2 de maio de 1974, contra o Rio Negro

Tudo o que envolve o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, vira um grande acontecimento, maior jogador da história do Santos FC e um dos melhor do mundo, se não for o melhor, ele talvez tenha sido a pessoa mais conhecida no planeta Terra no século XX. Porém, vamos falar do que aconteceu no dia 2 de maio de 1974, quando Pelé marcou o seu último gol na Vila Belmiro.

Naquele dia, o Santos enfrentava o amazonense Rio Negro, pelo Campeonato Brasileiro. Com um time mais ajustado que o dos manauaras, o Peixe foi logo para cima e aos 4 minutos, Pelé abriu o marcador. Até aquele momento, nada de anormal, era mais um gol dele, que já tinha passado dos mil a quase cinco anos, na carreira.

Porém, as 12.790 pessoas que pagaram ingresso para vê-lo jogar naquele dia, mal sabiam que aquela lance do Rei que balançou as redes seria histórico. Ninguém mais veria um gol de Pelé na Vila Belmiro, pois aquele foi o último.

O jogo continuou normalmente e aos 27 minutos, Brecha aumentava a vantagem dos santistas. A verdade era que o Rio Negro pouco via a bola e tomava um grande sufoco do Alvinegro Praiano. Na segunda etapa, ainda no primeiro minuto, Brecha, novamente, balançou as redes e deu números finais à partida: 3 a 0 Santos. Porém, tempos depois é que saberiam que o jogo seria histórico, pois Pelé nunca mais marcou na vila famosa.

O Rei Pelé, jogando no Estádio Urbano Caldeira, marcou 288 gols em 210 partidas, tendo o Santos FC vencido 172 partidas empatado 19 e perdido 19. A primeira partida do Rei na Vila Belmiro foi no dia 15 de novembro de 1956, na vitória diante do Jabaquara por 4 a 2 com Pelé marcando um gol.

Foram 288 vezes em 210 partidas que esta cena foi vista na Vila Belmiro

Ficha Técnica
SANTOS FC 3 X 0 RIO NEGRO-AM

Data: 2 de maio de 1974
Local: Vila Belmiro - Santos-SP
Público: 12.790 pagantes
Renda: Cr$ 124.784,00
Árbitro: Maurílio José Santiago

Gols
Santos FC: Pelé, aos 4 minutos, e Brecha, aos 27 minutos do primeiro tempo; Brecha, a 1 minuto do segundo tempo.

Santos FC: Cejas; Hermes, Vicente, Bianchi e Zé Carlos; Léo Oliveira e Brecha; Fernandinho, Nenê, Pelé (Adilson) e Mazinho - Técnico: Tim

Rio Negro-AM: Borracha; Cabral, Zé Carlos, Biluca e Almir; Sabará, Jorge Cuíca, Alberi (Orauge) e Serginho; Jorge Demolidor (Naldo) e Zezinho - Técnico: José Maria Morais
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Instagram

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações