Vai começar o Brasileirão 2018

Por Lucas Paes e Diely Espíndola 


A principal competição do futebol brasileiro começa neste fim de semana. O Brasileirão terá mais uma edição iniciada neste fim de semana. Seguindo o regulamento de pontos corridos já conhecido e tradicional, o torneio tem a volta de times conhecidos que estavam há um bom tempo ausentes e de um gigante que passou um ano na Série B. 

Assim como nos anos anteriores, os 20 clubes jogam entre si, em turno e returno. O líder ao final das 38 rodadas, fica com o título. Do primeiro ao quarto colocados garantem vaga diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019. O quinto e sexto entram na etapa inicial da competição. Já entre o sétimo e 12º colocados, vão disputar a Copa Sul-Americana. Vale lembrar que caso o campeão da Libertadores ou da Sul-Americana seja brasileiro, pode haver mais vagas para as competições. 

Agora, os quatro últimos colocados não têm uma notícia que gostariam de receber. Eles serão rebaixados e jogarão a Série B de 2019. Confira os 20 times participantes da competição: 

AMÉRICA Futebol Clube
Belo Horizonte-MG 

América treinou no Independência, visando a estreia

O maior ioiô do futebol brasileiro nos últimos tempos, o Coelho tenta de novo evitar o rebaixamento. Desta vez, o time verde e preto de Minas Gerais conta com alguns jogadores bastante conhecidos. No meio de campo, temos Wesley, de passagens complicadas por Palmeiras e São Paulo somando, por exemplo, ao talento do garoto Matheusinho. No ataque, ficam os principais destaques do time, com Rafael Moura (o He Man) e Luan, ex-Cruzeiro e Palmeiras, além de Ayley, um dos artilheiros do Campeonato Mineiro. Enderson Moreira terá essas peças a disposição para tentar se manter na Série A. 

Clube ATLÉTICO MINEIRO
Belo Horizonte-MG 

No meio de semana, Galo estreou na Sul-Americana

O Galo, que recentemente perdeu de maneira traumática o estadual para o arquirrival Cruzeiro, chega ao Brasileirão como um dos favoritos para fazer no mínimo um campeonato razoável. Alberto Valentim tem em suas mãos um bom elenco, contando com jogadores do porte de Otero, Ricardo Oliveira, Roger Guedes e ídolos da torcida como Leonardo Silva e Victor. A briga dos atleticanos será pela Libertadores, no mínimo que se espera do time. 

Clube ATLÉTICO PARANAENSE
Curitiba-PR 

Fernando Diniz já conquistou o Paranaense pelo Furacão

Promissor, o time de Fernando Diniz iniciou o ano ganhando o estadual. O Furacão tem feito boas campanhas nos últimos anos, sempre no mínimo no meio da tabela. Este ano, o rubro-negro paranaense quer brigar pela Libertadores. No elenco, os destaques são velhos conhecidos, como Gedoz, Lucho Gonzalez, Nikão e Jonathan. Com a base mantida e os reforços promissores do time campeão estadual, o Atlético é uma das “promessas” do Brasileirão. 

Esporte Clube BAHIA
Salvador-BA 

Campeão estadual, Bahia se prepara para o Brasileiro

Campeão estadual, vivo na Copa do Nordeste e em meio a disputa da Sul-americana, o Tricolor da Boa Terra tem a base de 2017 mantida. Jogadores como Edigar Junio e o destaque Zé Rafael ainda estão no elenco, apesar do segundo ter sua preferência de compra negociada com o Palmeiras. Guto Ferreira tem em suas mãos um elenco razoável para tentar melhorar o perigoso desempenho do ano passado. 

BOTAFOGO de Futebol e Regatas
Rio de Janeiro-RJ 

Botafogo venceu o Carioca de forma heroica

O Alvinegro carioca começa o campeonato brasileiro embalado pela conquista heroica do estadual, com direito a gol de zagueiro no minuto final da partida. Com um elenco enxuto e formado por peças chave, o Botafogo tem como grande desafio para o ano conseguir reorganizar seu meio de campo após a perda de seu capitão João Paulo devido a uma fratura múltipla. No entanto, jogadores que se destacaram no campeonato carioca são a grande aposta do Botafogo para a temporada, como Moisés e Kieza. 

CEARÁ Sporting Club
Fortaleza-CE 

Ceará é o atual bicampeão estadual e está de volta à Série A

O Vovô está de volta depois de sete anos de ausência. O Ceará chega ao campeonato com o gabarito de ter conquistado o estadual, porém sabendo desde o começo que o planejamento é permanecer na Série A. Para alcançar esse objetivo, Marcelo Chamusca tem como destaques de seu elenco jogadores como Felipe Azevedo, Pio, Ricardinho e Pedro Ken. Para o Ceará, a mera permanência na Série A já será um titulo. 

Associação CHAPECOENSE de Futebol
Chapecó-SC 

Chapecoense treina duro para o Brasileirão

O alviverde mais querido do Brasil terá uma missão duríssima pela permanência na Série A esse ano. Ainda colendo os cacos da tragédia ocorrida em Bogotá, no final de 2016, a Chape foi eliminada na primeira fase da Libertadores e perdeu o estadual para o Figueirense dentro de casa. Os destaques alviverdes são velhos conhecidos da torcida catarinense, como Apodi, Luiz Antônio, Wellington Paulista e Arthur Caike. Outra vez, o Verdão tentará permanecer na Série A e continuar a escrita de nunca ter sido rebaixado em sua história. 

Sport Club CORINTHIANS Paulista
São Paulo-SP 

Timão é o atual campeão brasileiro e bi paulista

O bicampeão paulista entra no campeonato como uma incógnita boa. Depois do heroico título estadual, conquistado dentro de um hostil Allianz Parque totalmente pintado de verde, no lamentável episódio já comentado por aqui, o Timão vira a chave para tentar um improvável e heroico bi do Brasileirão. Carille não deixa dúvidas de seu nível e a segurança de Cássio, somados ao perigo aéreo de Balbuena, o bom toque de Rodriguinho e Jadson podem levar o Corinthians a fazer um bom campeonato. Porém ainda falta uma peça no ataque, essencial para o time engrenar. 

CRUZEIRO Esporte Clube
Belo Horizonte-MG 

Thiago Neves é um dos destaques da Raposa

Este já entra no torneio como um dos favoritos. Com o sempre decisivo Thiago Neves, o meia de uruguaio muita classe e habilidade Arrascaeta e a inteligência de Mano Menezes, a Raposa entra sonhando com a volta a conquista do Brasileirão, depois de virar e conquistar o estadual em cima do arquirrival. Soma-se a isso a esperada volta do artilheiro Fred. É difícil imaginar que o Cruzeiro não brigue pelo título este ano. 

Clube de Regatas do FLAMENGO
Rio de Janeiro-RJ 

Apesar de distante, Diego ainda sonha com a Copa

Com o elenco mais caro do Rio de Janeiro, o Flamengo procura fazer valer o investimento e se manter no topo da tabela. Após mudanças no comando da equipe e na parte executiva do clube, com as demissões do técnico Paulo César Carpegiani e do diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, o clube da Gávea vem com o objetivo de se destacar na competição. Entre as peças chave da equipe, se destacam o meia Diego e o atacante Henrique Dourado. 

Fluminense Football Club
Rio de Janeiro-RJ 

Tricolor venceu na estreia da Sul-Americana

Com uma das melhores campanhas do Campeonato Carioca, o objetivo do Fluminense é manter a boa frequência de vitórias e ainda conciliar o Campeonato Brasileiro com a disputa pela inédita Libertadores. A mais recente contratação cogitada pelo tricolor é Kleber Gladiador, que vem para ser um dos destaques da equipe, que entre eles também está o meia Sornoza. 

GRÊMIO de Foot-Ball Porto-Alegrense
Porto Alegre-RS 

Luan talvez seja o melhor jogador em atividade no Brasil

Outro favorito, talvez o maior. O Grêmio está literalmente em estado de graça e nós últimos tempos o Tricolor Gaúcho tem ganhado quase tudo. Renato Gaúcho calou todos os questionamentos e dúvidas e o bonito e vistoso futebol gremista segue em constante e plena evolução. Grohe, Geromel, Luan e cia. Entram no campeonato permitindo ao torcedor gremista sonhar com mais uma taça. E quem atualmente ousa duvidar dos sonhos gremistas? 

Sport Club INTERNACIONAL
Porto Alegre-RS 

O veterano argentino D'alessandro continua sendo o destaque

Voltando de um ano conturbado na Série B, que à rigor da semântica serviu para arrancar a força o status de “Campeão de Tudo” do Colorado, o Inter de Odair Hellman ainda recupera os cacos da traumática eliminação para o Grêmio no Gauchão e do terrível 2017. Jogadores como Nico Lopez, Leandro Damião e principalmente D’Alessandro, ídolo absoluto pelas terras do Beira-Rio, se destacam num Internacional que tem a missão de inicialmente permanecer na Série A, mas que nitidamente e sabidamente pode mais que isso. Porém não há de se esperar uma temporada brilhante dos colorados, que devem brigar no meio de tabela. 

Sociedade Esportiva PALMEIRAS
São Paulo-SP 

Roger Machado espera levar o Verdão ao título

Outro favorito absoluto ao Brasileirão, o Verdão tem a vantagem do investimento. Hoje, o Palmeiras é sem dúvidas o time mais rico do Brasil. O Alviverde Imponente tirou Lucas Lima do rival Santos, trouxe três excelentes laterais (Diogo Barbosa, Marcos Rocha e Victor Luis) e conta ainda com nomes como Keno, Moisés, Jaílson e Guerra, apenas para citar alguns. Além disso, Borja finalmente se encontrou e Roger Machado parece acertar o time a cada jogo. Porém, a perda do título estadual doeu na alma do palmeirense, que começa a cobrar o time por títulos. Os palestrinos têm plena condição e elenco para brigar por Libertadores e Brasileirão. 

PARANÁ Clube
Curitiba-PR 

Carlos Eduardo comanda o meio do Tricolor do Paraná

A magia do acesso de 2017 acabou e a Gralha Azul chega com um começo de ano preocupante para o Brasileirão. Com um começo de estadual muito ruim, o Paraná se recuperou, mas ainda está longe de se encontrar na temporada e sente a falta dos destaques do ano passado. Rogério Micale sabe que a meta é evitar a volta a Série B e que a missão é difícil. O principal destaque paranista está no gol, num dos poucos remanescentes da brilhante campanha do ano passado, o goleiro Richard. Além dele, a força de sua fanática torcida, que bateu recordes de público ano passado e já carregou o clube em situações ruins. É com isso que o time da Vila Campanema conta para ficar na Série A. 

SANTOS Futebol Clube
Santos-SP 

Rodrygo vem sendo a grande surpresa do Peixe em 2018

Ainda precisando de reforços, o Peixe de Jair Ventura chega ao Brasileirão compensando na raça a falta de algumas peças e a ausência de qualidade em alguns setores da equipe. Enquanto Lucas Lima, por mais preguiçoso que parecesse, deixou um buraco no meio, o ataque parece se acertar com Arthur Gomes, Rodrygo e Gabigol, que precisa urgentemente evitar os cartões. No gol, Vanderlei segue sendo canonizado com justiça pela torcida a cada defesa espetacular feita. Apesar da falta de algumas peças, a situação santista está longe de ser alarmante e é plenamente possível imaginar que o Alvinegro Praiano brigará pela vaga na Libertadores. 

SÃO PAULO Futebol Clube
São Paulo-SP 

Nenê vem jogando bem no São Paulo

O Tricolor vem sendo um problema complicado de se resolver. Numa equação maluca onde não existe qualquer definição de um delta ou de uma raiz, o São Paulo ainda é uma bagunça administrativa sem tamanho. Porém, dentro de campo, Diego Aguirre tenta acertar o elenco que, no mínimo, é razoável. Cueva, Diego Souza, Rodrigo Caio, Sidão, Valdívia e cia. São bons jogadores e apenas por elenco é de se imaginar que o Soberano brigue por G6. Porém, os últimos anos tem sido de Brasileirões traumáticos e o medo do rebaixamento segue vivo no Morumbi, ainda que “cantando” mais baixo que nos últimos anos, sendo ainda um incômodo sussurro. 

SPORT Club do Recife
Recife-PE 

Sport treina em ritmo forte para a estreia no Brasileirão

O Leão sofreu bastante no ano passado e quer evitar novos problemas em 2018. O time de Nelsinho Baptista conta com nomes como Rogério, Marlone, Andrigo e o eterno Durval para a missão de melhorar a sofrida campanha de 2017. Os ventos para os lados da Ilha do Retiro, porém, não são dos melhores e o time não esteve tão bem no estadual. O Sport ainda é o time mais influente da região nordeste hoje e também conta com melhores recursos para fazer uma campanha mais tranquila, porém a briga ainda deve ser pela parte baixa da tabela. 

Clube de Regatas VASCO DA GAMA
Rio de Janeiro-RJ 

Paulinho vem se destacando com a camisa cruzmaltina

Recém saído de uma eleição para presidente conturbada, o Vasco vira a página do vice campeonato carioca e busca iniciar a disputa pelo campeonato brasileiro de cabeça erguida. Tendo nomes importantíssimos para o elenco, como Yago Pikachu, Riascos e Paulinho, o cruzmaltino busca explorar o bom momento destes atletas para se manter na elite do futebol, encerrando o ciclo de vai e vem da série B que assombra o gigante da colina nos últimos anos. 

Esporte Clube VITÓRIA
Salvador-BA 

Baumjohan: um alemão jogando pelo Vitória

O outro Leão nordestino chega numa situação um pouco mais complicada que a do Sport. Wagner Macini, velho conhecido do torcedor rubro-negro, terá a missão de evitar o rebaixamento no Barradão. Entre os destaques do elenco estão jogadores como Kanu e André Lima. O Vitória ainda conta com Cleiton Xavier e o meia alemão Baumjohan, provavelmente o jogador mais “alternativo” do time baiano. A briga leonina é contra o descenso. 

Confira a tabela completa da competição e o regulamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações