Brasileiro Série B 2018 e o sonho de buscar um lugar na elite

Por Victor de Andrade e Alexia Faria 


Começa nesta sexta-feira, dia 13, mais uma edição do Campeonato Brasileiro da Série B de 2018. São 20 clubes em busca de quatro vagas na elite do futebol nacional no próximo ano e, assim como nas temporadas anteriores, o que se espera é um campeonato equilibrado. 

O regulamento básico da competição em 2018 é o mesmo dos anos anteriores: os 20 clubes jogam entre si, em turno e returno. Quem terminar na liderança, além do título, conquista uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019. Os quatro primeiros colocados se garantem na Série A de 2019. Já os quatro últimos são rebaixados para a Série C da próxima temporada. Confira os 20 clubes da competição. 

ATLÉTICO Clube GOIANIENSE
Goiânia-GO 

Jefferson e João Paulo: duas das novidades do Dragão

Depois de ter sido o lanterna no Brasileiro da Série A de 2017 e não ter chegado nem nas semifinais do estadual, o Atlético Goianiense espera se recuperar para a Série B. O clube trouxe Renato Kayser, que pertence ao Cruzeiro, mas disputou o Campeonato Mineiro pelo Tupy. A equipe espera repetir 2016, quando o Dragão conquistou o título da Série B. 

AVAÍ Futebol Clube
Florianópolis-SC 

Claudinei Oliveira segue dirigindo o Avaí

Em 2017, o Avaí lutou para escapar do rebaixamento, mas não o conseguiu evitar na última rodada. No Catarinense, não conseguiu chegar às finais. Porém, o clube manteve o treinador Claudinei Oliveira, e foi buscar jogadores que já passaram pelo time para reforçar o elenco, como Pedro Castro, Capa e Renato. Com isto, o Avaí espera voltar à elite da competição. 

BOA ESPORTE Clube
Varginha-MG 

William Schuster reforça o Boa

Depois de ter ficado no meio da tabela em 2017, o Boa Esporte espera buscar o tão sonhado acesso à elite em 2018. No Mineiro, o time de Varginha caiu nas quartas para o América Mineiro, após ser o sétimo na primeira fase. Para a Série B, 13 jogadores chegaram para reforçar o elenco, que vem fazendo trabalho forte para a estreia. 

Grêmio Esportivo BRASIL
Pelotas-RS 

Artilheiro do Gauchão, Michel é o novo contratado do Xavante

O Brasil de Pelotas fez um Gauchão quase perfeito. Liderou a primeira fase praticamente de ponta a ponta, mas na final acabou não segurando o Grêmio, atual campeão da Libertadores. Porém, o Índio Xavante mostrou ter um time muito forte, que pode sim brigar pelo acesso na Série B. A equipe é comandada pelo ex-goleiro Clemer. 

CORITIBA Foot-Ball Club
Curitiba-PR 

Coxa quer conquistar novamente a Série B

O Coxa Branca volta à Série B e espera fazer o que aconteceu nas últimas vezes em que o clube passou pela competição: subir com o título! Para isto, o atual vice-campeão paranaense trouxe alguns reforços para o treinador Sandro Forner, como Carlos César, Abner, Bruno Moraes, Vinícius Kiss e Jean Carlos, mas deve perder o atacante Kleber, que está negociando com o Fluminense. 

Clube de Regatas Brasil – CRB
Maceió-AL 

Rafael Costa chegou no CRB

Depois de ter conseguido se manter na divisão nacional em 2017, mas ter perdido o estadual para o rival CSA no último final de semana, o CRB quer entrar na Série B de 2018 pensando no tão sonhado acesso para a elite. Entre os reforços, está a volta do volante Tinga, que estava no Santo André. O CRB estreia contra o Oeste. 

CRICIÚMA Esporte Clube
Criciúma-SC 

Treinamento no Tigre foi intenso para a estreia

Quarto colocado do estadual, mas longe da pontuação de Figueirense e Chapecoense, campeão e vice, o Criciúma quer se recuperar na Série B e voltar à elite do futebol brasileiro. O clube tenta reforçar o seu elenco, mas vem encontrando dificuldades para fechar as negociações. A estreia do Tigre na Série B será nesta sexta-feira, 20h30, fora de casa. No Olímpico, encara o Atlético-GO. 

Centro Sportivo Alagoano – CSA
Maceió-AL 

CSA conquistou o Alagoano de 2018

Atual campeão da Série C do Brasileirão e também Alagoano, o CSA que aproveitar esta boa fase e emendar mais um título e chegar à elite do nacional. Para isso, o clube reforça a equipe: trouxe o goleiro Lucas Frigeri, ex-Atlético Goianiense, e está tentando tirar o atacante Walter do Paysandu. Destaque no estadual, o volante Yuri é um dos grandes jogadores do time. 

FIGUEIRENSE Futebol Clube
Florianópolis-SC 

Figueirense conquistou o Catarinense com Jorge Henrique

Depois de uma Série B fraca, terminando em 12º, o Figueirense surpreendeu e conqusitou o Catarinense vencendo a Chapecoense em plena Arena Condá. Para a Série B, o clube reforçou o seu elenco trazendo o volante Matheus Sales e o atacante Índio, que já trabalham com o elenco alvinegro. O Figueirense conta também com as boas atuações do experiente Jorge Henrique, um dos melhores jogadores do estadual. 

FORTALEZA Esporte Clube
Fortaleza-CE 

Rogerio Ceni inicia a Série B na 'corda bamba'

A vida pelos lados do Pici não está nada fácil. Mesmo depois de finalmente sair da Série C, a perda do estadual para o Ceará vem causando algumas pressões. Já estão pedindo a cabeça do treinador Rogério Ceni, o acusando de não manter um padrão de jogo da equipe. Porém, o ídolo são-paulino foi mantido para a disputa da Série B. O clube espera anunciar nos próximos dias Juninho, que está no Sport.

GOIÁS Esporte Clube
Goiânia-GO 

Goiás fez forte trabalho e que voltar à elite

Após ser tetra campeão no estadual, o Goiás se prepara para o Brasileiro ainda disputando outra competição, a Copa do Brasil. Mas esse não é o único preparativo do clube. Recentemente eles apresentaram 12 jogadores que foram garimpados na Copa São Paulo de Juniores. Porém, isso não é novidade, já que em 2015 o time contratou Léo Sena, que se destacou pelo Rio Claro na época. O meia hoje é titular absoluto da equipe principal. 

GUARANI Futebol Clube
Campinas-SP 

Guarani conquistou o Paulista da A-2

O Bugre está em festa. Com o título do Paulista da Série A-2, finalmente o Guarani conseguiu voltar à elite estadual, o que não acontecia desde 2014. A equipe quer aproveitar o momento e embalar em outro acesso, agora para a Série A do Nacional. O destaque fica para o treinador Umberto Louzer, que assumiu a equipe às vésperas da competição, no lugar de Fernando Diniz, que foi para o Atlético Paranaense, e montou um time campeão. 

Esporte Clube JUVENTUDE
Caxias do Sul-RS 

Diones e Tony são dois dos reforços do Juventude

Depois de ter sido nono colocado na Série B de 2017, o Juventude esperava ter um 2018 melhor. Porém, a equipe não iniciou bem a temporada, tendo ficado de fora do mata-mata do Gaúchão. Para a Série B deste ano, o time espera, ao menos, se manter na divisão, sem sofrer com o fantasma do rebaixamento. O volante Diones, de 32 anos, e o meia Tony, de 31, chegaram para reforçar o elenco. 

LONDRINA Esporte Clube
Londrina-PR 

Londrina foi derrotado pelo Linense, por 1 a 0, em jogo-treino

Depois de ter 'batido na trave' no acesso em 2017, ficando em quinto, o Londrina esperar ter melhor sorte neste ano e conseguir o acesso. Porém, para isto, precisa fazer um papel melhor do que no Paranaense, onde foi apenas o sétimo colocado. Nos últimos dias, o técnico Marquinhos Santos fez diversos testes com sua equipe, buscando a melhor formação para a estreia, que será contra o Boa Esporte. 

OESTE Futebol Clube
Barueri-SP 

Roberto Cavalo segue na frente do Oeste

Fixando de vez sua sede em Barueri, o Oeste, que no ano passado chegou a brigar pelo acesso, começou bem em 2018, conquistando o vice-campeonato Paulista da A-2 e subindo para a A-1 em 2019. Já para a Série B, o clube reforçou o seu elenco com um pacotão: o goleiro Tadeu e o atacante Léo Castro, ambos da Ferroviária; o zagueiro Suéliton, do Santo André; o atacante Rafael Ratão, vindo do Novorizontino, além do lateral-esquerdo Guilherme Romão, emprestado novamente pelo Corinthians e que vinha treinando com o elenco. 

PAYSANDU Sport Club
Belém-PA 

Paysandu iniciar a Série B de cabeça na Copa Verde

Ainda disputando a Copa Verde, o Paysandu vem passando por momentos de conturbados. Sem o título do Campeonato Paraense, que ficou com o rival Remo, o time vem sofrendo com a pressão dos torcedores e a perda de jogadores. Um deles pode ser o atacante Walter, que negocia com o CSA. O Papão entra em campo pelo Brasileiro no dia 14, às 21 horas contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, com os portões fechados. 

Associação Atlética PONTE PRETA
Campinas-SP 

Ponte venceu o Torneio do Interior de São Paulo

Depois de um Paulista frustrante, mas que foi compensado com o título do interior, a Ponte vem tentando mostrar uma cara nova sob comando de Doriva. Foram anunciados oito reforços para a temporada, entre eles o volante André Castro. Porém, o presidente José Armando Abdalla disse que o clube ainda busca outras contratações. No sábado (14), às 21h, com os portões fechados, a Ponte recebe em casa o Paysandu pela estreia do Brasileiro. 

SAMPAIO CORRÊA Futebol Clube
São Luiz-MA 

Sampaio Corrêa fez coletivo no Castelão

Voltando à Série B depois de jogar um ano na Série C, onde conseguiu o acesso com o quarto lugar, o Sampaio Corrêa não teve um início de 2018 que esperava. A equipe ficou apenas na quinta colocação no Maranhense e viu o rival Moto Club levantar o caneco. O técnico Francisco Diá recebeu reforços: o lateral-direito Marcelo, o volante Diego Silva, o meia Rodriguinho e os atacante Bruninho e Alvinho. 

Esporte Clube SÃO BENTO
Sorocaba-SP 

Pedro Augusto é um dos reforços do São Bento

Com muitas novidades, o São Bento vem com 21 peças diferentes nesse Brasileirão. No total são 14 reforços e sete jogadores que saíram do clube. Cinco desses sete deixaram o clube por baixo rendimento no estadual. Das novidades, tres jogadores são das categorias de base, lateral Niltinho, zagueiro Marcio e o volante Dodô. O elenco atual conta com 35 jogadores. O São Bento estreia também no próximo sábado, às 16h30 contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento de Freitas. 

VILA NOVA Futebol Clube
Goiânia-GO 

Vila quer surpreender e chegar no acesso

O Vila Nova volta a campo neste sábado às 16h30 contra o Avaí, no Serra Dourada. E após quase um mês sem jogar uma partida, o time busca fazer um caminho diferente dos outros campeonatos . Já as novidades entre os jogadores são a volta do atacante Ramon, que estava no DM, e outros jogadores novos que chegaram no clube. O clube também enfrenta uma “novela”, já que o Fortaleza não quer liberar o jogador Alan Mineiro.

Confira a tabela completa da competição e também o regulamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações