A primeira passagem de Telê Santana pelo São Paulo FC

Por Victor de Andrade, com informações do Acervo do Estadão

Telê Santana, com Jose Poy à sua esquerda, na primeira passagem pelo Tricolor, em 1973

No último sábado, dia 21 de abril, completou-se 12 anos do falecimento de Telê Santana da Silva. Jogador habilidoso e treinador de renome, Telê fez muito sucesso no futebol brasileiro, deixando marcas em sua história. Além de ter montado uma das seleções que jogaram mais bonito na história, a de 1982, o treinador virou ídolo da torcida do São Paulo, por sua passagem mais que vitoriosa na primeira metade da década de 1990. Porém, esta não tinha sido a primeira vez que ele havia trabalhado no Tricolor.

No dia 29 de dezembro de 1972, Telê Santana chegava ao Morumbi para assinar um contrato de um ano com o São Paulo FC, para dirigir a equipe na temporada de 1973. Apesar de ter apenas três anos como treinador, ele já tinha algo que pesava a seu favor no currículo: o título de campeão brasileiro, pelo Atlético Mineiro, em 1971.

Telê Santana não teve vida fácil em sua primeira passagem pelo São Paulo. Logo de cara, começou a ter problemas com os jogadores do elenco. O que demonstrou mais irritação com isto foi Paraná. Ele o acusou de desprestigiar jogadores com mais de 30 anos.

Telê Santana também reclamou da falta de profissionalismo dos jogadores. Acusou de fazerem 'bico' no time e se preocuparem mais com os jogos de várzea. Em sua passagem, ele tentou disciplinar os atletas. O técnico exigiu mais empenho dos jogadores e implantou treinos pela manhã e à tarde. Também insistiu nos treinos dos fundamentos do futebol, "é impressionante como essa turma erra passes, chutes e tudo mais", justificou.

Página de O Estadão destacando a contratação de Telê Santana

Tudo isto influenciou na demissão de Telê Santana, em 4 de julho de 1973, menos de sete meses após a assinatura do contrato. “O São Paulo paga bem, paga em dia, tem uma concentração espetacular “, mas “sabe como se comporta o jogador do São Paulo? Em vez de brigar com o adversário, no dia do jogo, briga com o companheiro do treino”, reclamou Telê Santana no dia da demissão.

Mas a saída do treinador ainda deixou resquícios para Paraná. Logo após a demissão do técnico, o jogador foi suspenso do clube e multado por causa das declarações. Quem acabou assumindo no lugar de Telê Santana foi o auxiliar José Poy, que como goleiro já tinha uma grande história pelo Tricolor.

Já Telê Santana, depois disso, rodou o Brasil e o mundo, foi treinador da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo e voltou ao São Paulo, em 1991, com a pecha de pé-frio. E foi no Tricolor onde ele mudou a "fama", conquistando tudo o que era possível em um clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Sentado à esquerda do Telê, de paletó e gravata, era o diretor de futebol José Douglas Dallora. O sentado à direita, não é o José Poy.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações