Ricardo Navarro - Um brasileiro no futebol da Indonésia

Por Victor de Andrade

Ricardo Navarro sendo apresentado no Arema FC, da Indonésia

Um treinador de goleiros experiente, com passagens por diversos clubes do Brasil e até seleções, aceita um grande desafio: ir para a Ásia para trabalhar em um clube da Indonésia! Este é Ricardo Navarro, que nesta quarta-feira, dia 7, assinou contrato com o Arema FC, da cidade de Malang, e é mais um brasileiro neste gigante mundo da bola.

Ricardo Felipe Navarro Passos foi goleiro no Futebol de Campo, mas por causa da estatura passou para o Futsal. Assim que parou de jogar, fez faculdade de Educação Física e logo depois foi estagiar no Santos FC, onde foi efetivado e passou a ser treinador de goleiros nas categorias de base. Em seguida, foi para as Sereias da Vila.

Assinando o contrato com o clube indonésio

Em conjunto com o treinador Kleiton Lima, Ricardo Navarro conquistou tudo o que podia no Futebol Feminino e chegou à Seleção Brasileira, passando pela base e time principal. O treinador de goleiros também teve uma bela passagem pela Seleção Paraguaia.

Depois de um belo trabalho no Futebol Feminino, por onde também passou por Bangu e Vitória de Santo Antão, Ricardo Navarro voltou a trabalhar no masculino, trabalhou no Barueri, Portuguesa Santista, Jabaquara e Real Cubatense, seu último trabalho no Brasil, em 2017.

O treinador da equipe e Navarro

"Estava já acertando minha volta ao Jabaquara quando recebi o convite para ir para a Indonésia, trabalhar no Arema FC. Aceitei de pronto, já que é um novo desafio na minha carreira", explica Ricardo Navarro.

Navarro vai trabalhar na Comissão Técnica comandada pelo indonésio Joko Susilo. Aliás, além do brasileiro, o preparador físico também é estrangeiro: o sérvio Dusan Momcilovic. Entre os jogadores, no elenco há dois brasileiros, o defensor Arthur Cunha e o atacante Thiago Furtuoso, mas o grande nome da equipe é o meia montenegrino Balsa Bozovic.

Com o montenegrino Bozovic

O Arema FC, da cidade de Malang, é um dos times mais populares da Indonésia. A equipe conquistou a Super Liga em 2010, sendo vice em 2011 e 2013, e também foi campeã nacional em 2004 e em 1993, neste último na fase semi-profissional do futebol indonésio. O clube também conquistou uma série de copas. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações