O dia em que expulsaram o árbitro por ter "avermelhado" Pelé

Por Lula Terras

Lima e Pelé discutem com o árbitro Guillermo Velásquez

São tantas e constantes as polêmicas criadas no futebol, em sua imensa maioria, com a participação direta da arbitragem, que uma história antiga me veio à mente. Lembrei de uma história que entrou para o folclore do futebol, a expulsão do árbitro, que havia expulsado Pelé de campo. Esse fato aconteceu no dia 17 de julho de 1968, no estádio El Campin, em Bogotá, na Colômbia, durante a partida entre o Santos FC e a Seleção Olímpica da Colômbia. 

Naquele jogo, o time santista estava com suas principais estrelas e dominava, totalmente a equipe adversária, e Pelé, para o delírio da própria torcida adversária, anotou um gol e deu assistência, para mais dois. O destaque foi a péssima atuação do árbitro do jogo, Guillermo Velásquez, que irritou a equipe praiana, cujo ponto alto foi a validação de um gol irregular, para a equipe colombiana. Os jogadores santistas cercaram o juiz, que acabou por expulsar Pelé, o acusando de agressão.

Vídeo sobre o jogo

Para seu azar, a medida revoltou os torcedores, nas arquibancadas, que exigiram a volta do Rei para o campo de jogo. Por fim, foi decidida a troca do árbitro e o retorno de Pelé para o jogo, que terminou em 4 a 2, para o Santos. Essa história serve apenas de alerta aos árbitros atuais, que se sentem os donos da situação, mesmo errando seguidamente. Vai que numa dessas, acabam eles sendo expulsos de campo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações