Na trave! - Os títulos perdidos pelo Liverpool a partir da década de 90

Por Lucas Paes 

Gerrard lamenta escorregão e gol sofrido diante do Chelsea que custou o título de 2014 
(Foto: Getty Images)

O Liverpool é um dos maiores clubes de futebol da Europa e dominou até a o fim da década de 80 o futebol inglês com certa folga. A realidade, porém mudou nos últimos 30 anos e hoje os Reds vivem o maior jejum de conquistas do Campeonato Inglês em toda a sua história. Mas os gigantes de Merseyside já passaram perto algumas vezes de voltar a levantar a taça nesses quase 30 anos de espera. 

Pra começo de conversa, as "escorregadas" não demoraram um ano depois da última conquista. Após o título na temporada 1989/1990, o Liverpool foi defender sua conquista e buscar o bi, numa época em que o time com mais conquistas depois dos Reds eram Arsenal e Everton com nove conquistas cada um. O hoje gigante Manchester United tinha seis títulos e não vencia um campeonato inglês havia 24 anos. A equipe de Anfield Road acabou perdendo o título para o Arsenal. 

Até dezembro de 1990, o Liverpool era líder do Campeonato Inglês, mas em Janeiro de 1991 a liderança foi perdida para o Arsenal. No mês seguinte, a notícia de que Kenny Dalglish, antigo ídolo do clube e treinador muito bem sucedido naqueles anos, deixaria o clube chocaram a Inglaterra. Aos poucos, os Gunners ampliaram a vantagem na liderança. No finalzinho do campeonato, duas derrotas seguidas do Liverpool, para Chelsea e Nottigham Forest garantiram a décima conquista do Arsenal. 

Derrota pra o Chelsea, uma das que custou o título de 1991

Poucos anos depois, na temporada 1995/1996, já na era Premier League, o Liverpool de Rush, Redknapp, Fowler e cia. Entrou na temporada como um dos maiores favoritos ao título. Apesar de um começo na parte de cima da tabela, um desastroso novembro complicou a situação dos Reds. Aos poucos, o time foi se recuperando e na parte final do campeonato esteve numa disputa forte com Newcastle e Manchester United pelo título, incluindo nesta disputa uma espetacular vitória de 4 a 3 para cima dos Magpies. Mas uma derrota para o Coventry City matou as esperanças do título.

Na temporada 2001/2002, o time da cidade dos Beatles até foi vice-campeão, mas o fato é que naquele ano não houve efetivamente uma disputa por título. Um espetacular Arsenal de Henry, Bergkamp, Pirés e outros craques disparou desde o começo e conquistou um histórico título invicto. O fato é que os gigantes de Merseyside na verdade só conquistaram a segunda posição já no fim do campeonato.

Quando já se completavam 20 anos de espera, na temporada 2008/2009, o Liverpool vinha com um time bom, possuindo como destaques o espanhol Fernando Torres e o capitão Gerrard. Com um ótimo começo de competição e um Torres endiabrado, o Lvpool terminou o ano na liderança, tendo inclusive batido o Manchester United em Anfield. No mês de janeiro, porém, um momento ruim da equipe rendeu a perda da liderança e a queda para a terceira colocação. Depois, em março, uma sequência de resultados bons que incluiu uma goleada por 4 a 1 para cima dos Red Devils dentro de Old Trafford deixou a liderança próxima outra vez, mas a conquista acabou sendo mesmo do time de Manchester.

Beijo de Gerrard na câmera marcou a temporada 2008/2009
(Foto: Reprodução Telegraph)

Na temporada 2013/2014 foi escrita uma das páginas mais tristes e doloridas da história dos Reds, ao mesmo tempo em que aquela equipe foi um dos times mais marcantes da história do clube. Com Suárez e Sturridge em estado de graça, Coutinho em ótima fase e um ainda eficiente Gerrard, o futebol daquela equipe encantou a Inglaterra, a Europa e o Mundo. Com um ataque feroz, os comandados de Brendan Rodgers se mantiveram o campeonato inteiro na disputa pelo título.

Já no final da competição, numa sanguinária batalha ponto a ponto contra o Manchester City, o jogo em Anfield Road tinha cara e jeito de final. Numa partida espetacular, o gol de Coutinho no finalzinho deixou o Liverpool com a mão na taça. Mas duas rodadas depois, na partida contra o Chelsea, um escorregão de Gerrard gerou um gol de Demba-ba que iniciou uma derrota pra o Chelsea que custou o título, num dos episódios mais dolorosos da história para os torcedores do clube. Num dos casos que só o futebol proporciona, Suárez e seus companheiros são mais lembrados que o campeão Manchester City.

A derrota para o Chelsea que custou o título da temporada 2013/2014

Em Merseyside, os Kopites ainda esperam com o grito de campeão entalado na garganta. Este ano, distante de um Manchester City quase sobre-humano, o Liverpool luta para conquistar um vice-campeonato quase parecido com o de 2002, com a diferença de que, graças ao próprio clube de Anfield, os citizens não vencerão o título invicto, já que, até aqui, a única derrota dos comandados de Guardiola no campeonato é justamente um 4 a 3 na terra dos Beatles. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações