Em 1993, a terceira vez do Brasil campeão mundial Sub-20

Por Victor de Andrade

Equipe fez um bom mundial e trouxe o terceiro do quinto mundial Sub-20 para o Brasil

O Brasil sempre foi um dos países mais fortes no mundo do futebol. A sua seleção é a que mais conquistou a Copa do Mundo e é sempre lembrada por seus grandes escretes, mesmo os que não levantaram a taça. Na base não é diferente: no Sub-20, o Brasil já conquistou cinco mundiais (perdendo para a Argentina, com seis) e mais três no Sub-17 (onde a Nigéria lidera com cinco). Uma das conquistas mais marcantes na base foi o Mundial de 1993, realizado na Austrália.

Com uma geração muito boa, o Brasil foi para a Copa do Mundo da categoria, que já tinha ganho em 1983 e 1985, após conquistar o Sul-Americano, realizado ainda em 1992, na Colômbia. Eram jogadores que prometiam, sendo que alguns atenderam as expectativas, como o goleiro Dida, outros acabaram não tendo o sucesso esperado, como o meia Adriano. Só para ver como o time era talentoso, nomes como o do goleiro Marcos, o volante Vampeta e o atacante Sávio ficaram de fora na lista final para a competição.

Na primeira fase, o Brasil ficou no Grupo D, ao lado de México, Arábia Saudita e Noruega. Na estreia, dia 7 de março, em Adelaide, o time verde e amarelo não foi bem e empatou com os sauditas em 0 a 0. Porém, na segunda rodada, dia 9, a equipe passou pelos mexicanos por 2 a 1 (Adriano e Gian marcaram), e garantiram a classificação para o mata-mata no terceiro jogo, quando venceram os noruegueses por 2 a 0 (com Gian e Adriano marcando novamente).

Momentos antes da entrega do troféu

Com o primeiro lugar do Grupo D assegurado, o Brasil, nas quartas de final, teria pela frente o segundo colocado do Grupo C, os Estados Unidos. O time canarinho fez um grande jogo em Adelaide, no dia 14 de março, e venceu os norte-americanos pelo placar de 3 a 0, com Bruno e Adriano, duas vezes, marcando os gols da partida.

A semifinal foi no dia 17 de março e o Brasil saiu de Adelaide para jogar em Melbourne. Os adversários eram os donos da casa, que apesar de não ter tanta tradição no futebol, estavam bem na competição. Porém, com a bola rolando, Marcelinho (que depois ganhou a alcunha de Paulista quando seu xará carioca chegou ao Corinthians no ano seguinte) e o são-paulino Catê colocaram o time verde e amarelo na decisão.

Na final, o Brasil encararia Gana. Por aqui, os comentários eram de desconfiança, já que o time ganês era conhecido por usar os famosos 'gatos', jogadores com idade adulterada. Porém, a confiança na equipe brasileira, depois de quatro vitórias e um empate, sendo esse na estreia, era grande.

Gols da final

O Brasil começou bem a partida, realizada em 20 de março de 1993, em Sidney, mas levou uma ducha de água fria aos 15 minutos, quando Duah abriu o placar para Gana, que a partir dali dominou o jogo e, por muito pouco, não ampliou o marcador.

Porém, na segunda etapa, os canarinhos passaram a ter mais calma e, aos poucos, começaram a impor o ritmo. Aos 5 minutos, Yan, que era do Vasco da Gama, empatou o jogo, que depois ficou lá e cá, com as duas equipes tendo chances. Porém, aos 43', quando todos já esperavam a prorrogação, Gian marcou o gol do título, até então o terceiro do Brasil na Copa do Mundo Sub-20. E ainda teve mais: o meia Adriano foi escolhido o melhor jogador da competição!

Jogadores campeões: 1 – Dida (Vitória – BA), 2 - Bruno Carvalho (Vasco da Gama), 3 - Gélson Baresi (Flamengo), 4 – Juarez (Juventus – SP), 5 - Marcelinho Paulista (Corinthians Pta.), 6 – Wagner (Juventus – SP), 7 – Catê (São Paulo), 8 – Pereira (São Paulo), 9 - Gian (Vasco da Gama), 10 – Adriano (Guarani), 11 – Yan (Vasco da Gama), 12 - Fábio Noronha (Flamengo), 13 - André Ceará (Guarani), 14 – Argel (Internacional – RS), 15 – Hermes (Corinthians Pta.), 16 – Caíco (Internacional – RS), 17 – Fabinho (Corinthians Pta.), 18 – Jardel (Vasco da Gama).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações