Vem aí a fase de grupos da Copa Libertadores 2018

Por Ismael Pereira

A tão cobiçada taça da Copa Libertadores: são 32 times na luta pelo título em 2018

Eram 47. Agora, são apenas 32. Lá se foram as repescagens, fase preliminar ou também chamada de Pré-Libertadores (como queiram), em que 15 times (entre os quais, dois representantes brasileiros) buscavam 4 vagas, para se juntarem aos já 28 definidos para a competição. Dos dois clubes ‘brasucas’ (Chapecoense e Vasco), apenas o time de São Januário conseguiu o intento de ultrapassar a fase inicial do torneio.

Sendo assim, temos agora formados os oito grupos de quatro times cada, que vão suar a camisa e tentar honrar as suas tradições em busca da tão sonhada conquista da América, tendo um brasileiro (o Grêmio) como atual campeão, vencendo na final o argentino Lanús.

Vale ressaltar que, dos atuais 32 times, sete equipes são do Brasil, com participação em seis dos oito grupos, que são: Grêmio (no grupo 1), Flamengo (no grupo 4), Cruzeiro e Vasco (5), Santos (6), Corinthians (7) e o Palmeiras (8).

Atendendo a uma antiga reivindicação dos clubes, a Commebol aumentou o valor da premiação para esta edição, que ainda terá final em duas partidas, já que a entidade anunciou recentemente que, a partir da edição de 2019, a final será em partida única, seguindo os moldes da Liga dos Campeões da Europa. Há uma forte expectativa de uma disputa bem equilibrada.

Torço para que as equipes brasileiras façam um ótimo torneio e que possamos continuar a defender o título também em 2019. Como bom mineiro, confesso que irei torcer especialmente para o time Celeste das Alterosas, mas não deixando de reconhecer eventual feito dos demais brasileiros na disputa.

Todos os seis representantes do Brasil têm reais condições de chegar à fase de mata-a-mata da competição. Não vejo nem um time papão, algo que possa assustar os brasileiros. Apenas times com mais ou menos tradição na história do torneio. Há promessa e expectativas de casa cheia em todos os jogos em casa, pois a Libertadores tem sido transformada ao longo dos anos em sonho de consumo e cobiça dos clubes sul-americanos.

O Grêmio venceu a competição em 2017

Se formos analisar pelo momento dos clubes, podemos apontar os dois possíveis classificados de cada um dos oitos grupos, o que não passa de palpites, pois em futebol não há lógica. O que vale é a superação, o momento e, claro, bola na rede!

Neste contexto, deixo aqui o meu ‘pitaco’, já levando em consideração e torcendo para que os seis times brasileiros avancem em seus grupos, não importando se em primeiro ou segundo lugar. Sendo assim, eis aqui os meus humildes palpites:

Grupo 1 (Grêmio/BRA e Cerro Porteño/PAR)
Grupo 2 (Atlético Nacional/COL e Colo Colo/CHI)
Grupo 3 (Peñarol/URU e Libertad/PAR)
Grupo 4 (Flamengo/BRA e Independiente de Santa Fé/COL)
Grupo 5 (Cruzeiro/BRA e Vasco da Gama/BRA)
Grupo 6 (Santos/BRA e Estudiantes/ARG)
Grupo 7 (Corinthians e Independiente/ARG)
Grupo 8 (Palmeiras/BRA e Boca Juniors/ARG)

Deixo claro que não quero levantar nenhuma polêmica. Tenho total respeito a outros palpites ou opiniões diferentes. Este artigo é apenas para dar as boas vindas à fase de Grupos da Copa Libertadores da América, torneio continental criado em 1960 (com 58 edições disputadas), a mais importante competição de clubes da América do Sul. São 25 equipes diferentes que conseguiram o feito de campeão, com outras 32, também diferentes, que ficaram com o vice-campeonato.

A Argentina lidera com 24 títulos do torneio (além de 10 vices), tendo Independiente, Boca Juniors e Estudiantes como os maiores vencedores (7, 6 e 4, respectivamente). O Brasil fica em segundo com 18 títulos e 15 vices, com destaque para Santos, Grêmio e São Paulo com três troféus cada, e Cruzeiro e Internacional com dois). O terceiro colocado, Uruguai, tem apenas oito títulos, sendo cinco destes atribuídos ao Peñarol e três do Nacional.

Vamos ver quem vai surpreender em 2018 e levanta a taça da 59ª edição do torneio mais desejo da America dos Sul. Faça a sua torcida!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações