Mauaense campeão paulista da Terceira Divisão de 1985

Por Lucas Paes

A equipe que conquistou o Paulista da Terceira Divisão de 1985

O Grêmio Mauaense é um time tradicional da cidade de Mauá, frequentador assíduo das mais diversas divisões inferiores do Paulistão. Apesar de nunca ter jogado a Série A-1, a equipe tem histórico de confrontos grande contra times tradicionais do estado. Em 1985, a Locomotiva ganhou um dos seus títulos, o mais importante deles: a Terceira Divisão do Paulistão, equivalente a atual Série A-3.

O Mauaense começou a competição no grupo verde, ao lado de Jabaquara, Paulista de Suzano, Vila das Palmeiras, Suzano, Jacareí e o Grêmio Taboão (antigo time de São Bernardo do Campo). A estreia aconteceu no dia 16 de Junho, com um empate diante do Paulista de Suzano. A partir daí foram três vitórias seguidas até a derrota para o Suzano. A partir dali, viria apenas mais uma derrota na primeira fase, diante do Jabaquara, em Santos. A classificação veio no segundo lugar, atrás do Paulista de Suzano e a frente de Jacareí e Jabuca.

Na segunda fase, os jogos seguiram sendo entre os classificados do grupo. Uma polêmica extracampo basicamente classificou a Locomotiva. Apesar do Jabuca vencer o time de Mauá por 2 a 1 em Santos, o Leão da Caneleira foi pego escalando um jogador de forma irregular, os pontos foram dados a Mauaense, que foi para o duelo desempate pela classificação contra o Jacareí e venceu por 1 a 0.

Na terceira fase, vieram como adversários o Serra Negra e o Sanjoanense. A partida que definiu o acesso do Grêmio Mauaense para a Segunda Divisão foi disputada em 27 de dezembro de 1985 contra a Esportiva Sanjoanense, no Estádio Municipal de Mauá tomado pelos torcedores. O jogo marcou a decisão do Grupo 1 da Terceira Divisão, quando o Mauaense, com dois gols de Tigrila e um de Giba conquistou o acesso.

A equipe de apenas quatro anos de existência naquele momento avançava para a final diante do Mirassol, equipe antiga que recomeçava a montar uma tradição no futebol paulista e que nos dias de hoje é ativa frequentadora da Série A1.

Naquela decisão, que já adentrava o mês de março de 1986, o Leão da Alta Araraquarense foi atropelado pela Locomotiva no primeiro jogo, perdendo por 3 a 0 no dia 9. Na segunda partida, no dia 16 de março de 1986 o empate em 0 a 0, em Mirassol garantiu o primeiro título da então curta história do Grêmio Mauaense.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações