Paulista da Série A-2 começa nesta quarta-feira

Por Victor de Andrade e Giovanni Romão

Clique no mapa para visualizá-lo em alta definição

Com times de camisa e tradição no futebol do estado, começa nesta quarta-feira, dia 17, a edição de 2018 do Campeonato Paulista da Série A-2. A competição deste ano já tem uma novidade: a participação de 16 equipes, contra as 20 dos anos anteriores (a Federação Paulista de Futebol quer 16 times em cada uma das três principais divisões do estado. A-1 e A-2 já estão com este número). Um dado interessante: apenas a cidade de São Paulo tem mais de uma agremiação na competição, três para ser mais preciso: Juventus, Nacional e Portuguesa.

Na primeira fase no campeonato de 2018, as 16 equipes se enfrentarão entre si, em turno único, totalizando 15 rodadas. As quatro primeiras colocadas se classificarão para as semifinais, que serão decididas no sistema mata-mata, em jogos ida e volta. As duas finalistas estarão, automaticamente, na Série A-1 de 2019 e a decisão será realizada em jogo único, com mando da equipe de melhor campanha. As duas equipes com pior desempenho na primeira fase serão rebaixadas para a Série A-3 de 2019.

Confira as novidades dos 16 times da competição:

Associação Atlética INTERNACIONAL - Limeira

Inter venceu jogo-treino contra o São Carlos

O ano de 2017 foi muito bom para a Inter de Limeira. Com o acesso para a Série A-2 e os vices na A-3 e Copa Paulista (que deu o direito do Leão retornar a uma competição nacional depois de 13 anos), o Leão da Paulista entra sonhador para o ano de 2018, querendo voltar para a Série A-1. O treinador continua sendo o João Vallim, que terá alguns reforços, como Vinicius Gouvêa e Éder Paulista.

Associação PORTUGUESA de Desportos

Guilherme Alves dirige a Lusa nesta Série A-2

A tradicional Lusa vem em uma luta constante para voltar aos seus tempos de glória. Porém, 2018 não vai ser um ano fácil, já que a equipe está fora de uma divisão nacional e pela terceira temporada consecutiva, vai jogar a Série A-2. A Portuguesa sonhou com Zé Roberto, que jogou pelo clube na Copa Rubro-Verde (que foi ganha pela 'xará' Carioca), mas vai contar mesmo com os gols de William Batoré, maior reforço recebido pelo técnico Guilherme Alves.

BATATAIS Futebol Clube

Alexandre Ferreira é o treinador do Batatais

Quinto colocado na A-2 de 2017, sendo que brigou pela classificação até a última rodada, o Batatais espera que a história seja diferente nesta temporada e que a equipe finalmente consiga o tão sonhado acesso à elite do futebol paulista. O treinador Alexandre Ferreira indicou vários jogadores e o time vem com um elenco bem diferente do que jogou na temporada anterior. Alguns atletas que disputaram a Copinha podem ser integrados.

Clube Atlético JUVENTUS

O experiente Rosinei reforça o Moleque Travesso
(foto: Marcelo Germano / CAJ)

Sob o comando de Edmilson de Jesus, o Juventus fez uma série de jogos-treino que foi encerrada no último dia 13, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Seleção de Guararema. Entre os reforços, se destaca o experiente meia Rosinei e o goleiro Paulo Vitor.

Clube Atlético PENAPOLENSE

Penapolense empatou com o Noroeste em jogo-treino

O Penapolense iniciou a preparação para a Série A-2 de 2018 jogando contra duas equipes da A-3, Noroeste e Marília, e o resultado não foi o esperado: empates em 0 a 0 e 1 a 1, respectivamente. O torcedor espera que o time comandado por Tiago Oliveira cresça e estreie bem na competição. O destaque fica para o atacante Everton Sena.

Clube Atlético VOTUPORANGUENSE

CAV venceu Novorizontino em jogo-treino

O torcedor do Votuporanguense está bem animado com a equipe. O time fez jogos treinos na pré-temporada com agremiações da Série A-1 e teve bons resultados, como a vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino. O técnico Rafael Guanaes espera que isto motive os jogadores e que a equipe comece a temporada com resultados positivos.

Esporte Clube ÁGUA SANTA

Em jogo-treino, Netuno foi derrotado pelo Red Bull

Depois de ter feito a melhor campanha da primeira fase da A-2 em 2017 e ter caído na semifinal, o Netuno espera melhor sorte nesta temporada e quer o acesso. O Água Santa vai ser dirigido por Roque Júnior. Em jogo treino, o time foi derrotado pelo Red Bull Brasil.

Esporte Clube TAUBATÉ

Atividade contra o Manthiqueira

O Taubaté começa 2018 sendo dirigido pelo técnico Alberto Félix, que levou o Bragantino ao acesso no ano passado. O time fez uma série de amistosos, os famosos jogos-treino, e no último deles foi derrotado pelo Manthiqueira por 2 a 0. Os outros foram vitória contra Volta Redonda e Atibaia, empate contra Red Bull e São Bento.

Esporte Clube XV de Novembro - PIRACICABA

XV bateu o Botafogo em jogo-treino

O tradicional XV de Piracicaba não teve um 2017 para comemorar, pois escapou do rebaixamento para a Série A-3 no final da competição. Para mudar o panorama, o Nhô Quim buscou o técnico Evaristo Piza, conhecido pelos acessos com o Capivariano, e fez uma série de jogos-treinos, vencendo equipes da Série A-1.

Grêmio Osasco AUDAX

Luciano Quadros dirige o Audax

Depois do vice-campeonato Paulista em 2016, o Audax surpreendeu negativamente e foi rebaixado no ano seguinte. Para voltar à elite, o clube fez uma mudança radical, dispensando o treinador Fernando Diniz e trazendo para o seu lugar Luciano Quadros, que estava no Audax Rio e que recebeu alguns reforços para a disputa da competição.

GUARANI Futebol Clube

Treinos no Brinco de Ouro estão a 'pleno vapor'

Em busca de voltar à elite do Campeonato Paulista por mais um ano consecutivo, o Bugre já contou com uma baixa antes mesmo de a competição começar. Depois de assinar com Fernando Diniz, o treinador recebeu uma proposta do Atlético Paranaense e foi para Curitiba. Quem assumiu o Guarani foi Umberto Louzer, que vai contar com o experiente Fernando Fumagalli, que deve fazer sua última temporada.

NACIONAL Atlético Clube

Nacional venceu jogo-treino contra o Santo André

O campeão da Série A-3 em 2017, fazendo uma campanha avassaladora fora de casa no mata-mata, o Nacional quer aproveitar o embalo e emendar outro acesso, voltando à elite do futebol paulista, o que não acontece desde 1959. O time do técnico Betinho encerrou bem a série de amistosos pré-temporada, batendo o Santo André por 1 a 0.

OESTE Futebol Clube

Oeste venceu o Taboão por 1 a 0

A equipe de Itápolis mais uma vez vai mandar seus jogos em Barueri. Aliás, toda a estrutura do clube hoje está na cidade da grande São Paulo. O Oeste fez uma boa Série B do Brasileiro, chegando a brigar pelo acesso. Porém, a equipe sofreu algumas mudanças para a A-2, mas fez boa preparação, com uma série de amistosos, como contra o Taboão da Serra, quando venceu por 1 a 0.

RIO CLARO Futebol Clube

Fahel Junior vai comandar o Rio Claro

Após ficar perto do acesso em 2017, o Rio Claro não quer falhar novamente e, por fim, retornar à elite do Campeonato Paulista. O Azulão confirmou a contratação do treinador Fahel Junior, velho conhecido pela torcida rio clarista. Outra novidade fica por conta do material esportivo, que antes era da Super Bolla, agora será responsável pela Karilu.

SERTÃOZINHO Futebol Clube

Gil Mineiro quer ajudar o Sertãozinho com seus gols

O Sertãozinho entra na Série A-2 de 2018 em busca do acesso. Para isto, o clube foi buscar o experiente treinador Ruy Scarpino e montou um elenco com nomes conhecidos no futebol paulista e brasileiro, como o centroavante Gil Mineiro, artilheiro da equipe nos amistosos de pré-temporada.

SÃO BERNARDO Futebol Clube

Jogo treino entre os dois São Bernardos terminou 1 a 1
(foto: Anderson Lira)

Depois de um 2017 de altos e baixos, com rebaixamento no estadual, mas chegando no mata-mata da Série D do Brasileirão, o Tigre quer começar este ano já com o acesso e assim voltar à elite do Paulista. O time fez uma série de amistosos na pré-temporada, inclusive um contra o EC São Bernardo, que vai jogar a Série A-3.

Confira o regulamento completo da competição aqui e a tabela aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações