Campeonato Paulista da Série A-3 promete grandes embates

Por Victor de Andrade e Giovanni Romão

Clique no mapa para visualizá-lo em alta definição

A edição de 2018 do Campeonato Paulista da Série A-3 começa nesta quarta-feira, dia 17. Este é o último ano onde a competição contará com 20 equipes. Para 2019, a A-3 vai contar com 16 times e, portanto, esta é a última temporada onde haverá o rebaixamento de seis agremiações no campeonato, que vai contra com diversas equipes tradicionais de todos os cantos do estado. Uma curiosidade: neste ano, a Série A-3 não vai contar com time da capital.

Assim como no ano passado, a Série A-3 deste ano conta com 20 equipes, que na primeira fase jogarão entre si em turno único, totalizando 19 rodadas. As oito primeiras colocadas estarão classificadas para as quartas de final. A partir desta etapa da competição, será realizado o mata-mata em dois jogos, no sistema ida e volta, até a grande decisão. As duas equipes finalistas estarão, automaticamente, no Campeonato Paulista da Série A-2 de 2019. Já os seis piores times da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão Paulista da próxima temporada.

Confira as novidades das equipes que estarão na competição:

Academia Desportiva MANTHIQUEIRA

Manthiqueira praticamente não parou desde o título na Segundona

Com uma filosofia totalmente diferente dos outros clubes, muitos duvidavam do sucesso do Manthiqueira. Pois em 2017, o time presidido por Dado Oliveira surpreendeu e conquistou a Segunda Divisão Paulista. Para a Série A-3, a filosofia se mantém, mas como o próprio mandatário fez questão de explicar, se amoldando à nova divisão. A Laranja Mecânica manteve boa parte da equipe campeã e trouxe bons reforços, como o atacante França.

Associação Atlética PORTUGUESA

Rodriguinho, na Copa Rubro-Verde, voltando à Briosa
(foto: Douglas Teixeira / AAP)

Depois de chegar no mata-mata da A-3 do ano passado, a Portuguesa Santista fez uma Copa Paulista para se esquecer. Neste ano, mudou quase tudo, desde presidência, diretoria, Comissão Técnica e elenco. O treinador é Sérgio Guedes, voltando ao clube onde encerrou a carreira como goleiro e iniciou a de técnico. Aliás, falando em retorno, a Briosa conta com as voltas do experiente atacante Rodriguinho, do meia Diego Palhinha e dos goleiros Cleyton e Rodrigo Calchi. Na pré-temporada, o time da cidade de Santos disputou a Copa Rubro-Verde, ficando na terceira colocação.

Associação Esportiva VELO CLUBE Rioclarense

Lelo iniciou um trabalho novo no Velo Clube

Rebaixado na última temporada, o Velo quer vir forte para brigar pela volta a Série A2 do Paulista. O treinador velista para o certame será Lelo, conhecido no futebol paulista. O Velo trouxe para reforçar o elenco na competição: o goleiro André Ferlini (ex-Cuiabá), o lateral-esquerdo Juninho Baiano (ex-Água Santa e Mogi Mirim) e o zagueiro Gláuber (ex-Ituano).

Atlético MONTE AZUL

O AMA vem fazendo sua preparação na própria cidade

O Atlético Monte Azul passou por dificuldades na virada do ano e não aspira muito na Série A-3, a não ser a permanência na divisão. Porém, o mesmo aconteceu no ano passado e a equipe brigou pelo acesso, chegando ao mata-mata. Para 2018, o técnico será José Francisco Oliveira, que vem fazendo diversas avaliações.

BARRETOS Esporte Clube

Jogo-treino contra o Uberlândia terminou empatado em 1 a 1

Depois de ficar próximo do acesso para a Série A-1 em 2016, o Barretos fez uma péssima A-2 no ano seguinte e foi rebaixado para a A-3. Para voltar ao segundo escalão do futebol paulista em 2019, o Touro do Vale se preparou forte durante a pré-temporada, realizando alguns jogos-treino, entre eles um empate em 1 a 1 contra o Uberlândia.

CAPIVARIANO Futebol Clube

Roberval Davino comandando treino do Capivariano

Depois de vários acessos seguidos, as quedas: O Capivariano vai jogar novamente a Série A-3 em 2018 depois de chegar a estar na A-1. O comando da equipe será do experiente Roberval Davino, conhecido por subir equipes pelo estado de São Paulo. Estão no clube o zagueiro Rodrigo Sabiá e o volante John Rambo, ex-Murici de Alagoas.

Clube Atlético TABOÃO DA SERRA

Somália, ao centro, com Tonhão e Axel

Sempre se destacando por contratar veteranos que já estiveram na grande vitrine do futebol brasileiro, o Taboão da Serra continua com a mesma filosofia para 2018 e trouxe o centroavante Somália, com passagens por São Caetano e Fluminense. O treinador continua sendo Axel, que levou o CATS ao mata-mata da A-3 no ano passado.

DESPORTIVO BRASIL

DB derrotou o Audax em jogo treino por 4 a 0
(foto: Julio Bronze / DB)

Se for por manutenção de elenco e trabalho a longo prazo, podemos dizer que o Desportivo Brasil desponta entre os favoritos à Série A-3 deste ano. Porém, o clube, que foi a equipe desta divisão a chegar mais longe na Copa Paulista de 2017, teve uma perda no início do ano: o técnico Maurício Barbieri saiu para dirigir um clube da Série A do Brasileiro. Porém o presidente Brunoro confia na base da equipe para uma grande campanha em 2018.

Esporte Clube NOROESTE

Rodrigo Tiuí: destaque no ataque do Norusca

O tradicional e outrora forte time de Bauru quer voltar aos seus tempos de glória. Depois de brigar contra o rebaixamento em 2017, o Noroeste espera fazer um papel melhor nesta temporada. O técnico Tuca Guimarães vai contar com a experiência do atacante Rodrigo Tiuí na equipe. Revelado pelo Fluminense, o avante teve boa passagem pelo Norusca, ainda na Série A-1, para depois rodar o mundo. Além dele, o volante Deda, de 42 anos, que estava no Desportivo Brasil, reforça a equipe.

Esporte Clube SÃO BERNARDO

Ricardo Costa segue no comando do Cachorrão

O Bernô, tradicional time do ABC Paulista, depois de alguns anos licenciado e outros na Segunda Divisão, finalmente conseguiu o tão sonhado acesso para a Série A-3. Para continuar no caminhos das vitórias, a diretoria do clube manteve o treinador Ricardo Costa e parte do elenco vice campeão da Bezinha no ano passado. A equipe realizou jogos-treino durante a pré-temporada, com destaque para o jogo contra o 'xará' São Bernardo FC, que terminou com o placar de 1 a 1.

GRÊMIO Esportivo OSASCO

Grêmio Osasco venceu o Oeste por 1 a 0 na pré-temporada

O time número 2 na linha de clubes do mesmo dono de Osasco, o Grêmio espera fazer uma campanha melhor do que a do ano passado, onde ficou na famosa 'zona da pasmaceira'. Para 2018, o time do técnico Vitor Mosca fez uma série de amistosos na pré-temporada, com destaque para o último, uma vitória sobre o Oeste por 1 a 0.

MARÍLIA Atlético Clube

Time principal do MAC fez jogo-treino com o Sub-20

O MAC é outra equipe da Série A-3 que quer voltar aos seus melhores dias, quando esteve na elite estadual e ainda jogando divisões nacionais. O Marília, que será dirigido por Jorge Rauli, trouxe alguns jogadores conhecidos no futebol paulista e quer brigar pelo acesso.

MOGI MIRIM Esporte Clube

Mogi Mirim corre contra o relógio para a estreia

Em decadência nos últimos anos e com diversos problemas extra-campos, o Mogi Mirim quer evitar o pior e fazer um bom papel na Série A3. O treinador do Sapo para a competição será o Álvaro Gaia. O Mogi Mirim realizou os seguintes jogos-treino na pré-temporada: São Caetano (vitória por 3 a 2) e Santo André (derrota por 1 a 0). Contratou também alguns atletas, como o volante Pedro, ex-Portuguesa Santista.

OLÍMPIA Futebol Clube

José Galli Neto comanda o Olímpia nesta Série A-3

Em 2017, o Olímpia foi o melhor time da primeira fase da A-3, eliminou a Portuguesa Santista nas quartas e caiu para o surpreendente Nacional, nas semifinais, mesmo decidindo em casa. Para esta temporada, a equipe, que teve a baixa do treinador Edson Porto, que saiu antes da virada do ano e foi substituído por José Galli Neto, foi uma das primeiras a iniciar os trabalhos, que começaram em novembro. Alguns jogadores chegaram, como o goleiro Lucas, o atacante Léo Porto e o meia Vinícius Paulista.

RIO BRANCO Esporte Clube

O senegalês Mouhamadou Leye reforça o Rio Branco
(foto: João Carlos Nascimento / O Liberal)

Desacreditado, o Rio Branco surpreendeu na Série A3 com uma campanha muito boa, porém sem o acesso. Para 2018, o Tigre da Paulista quer deixar as adversidades de lado e repetir mais uma boa campanha. O treinador alvinegro para a temporada será o Edson Fio e o clube manteve base do elenco que disputou a Copa Paulista na temporada anterior, sendo reforçado por Peterson, que veio do futebol tailandês, e o senegalês Mouhamadou Leye, ex-Real Cubatense e Inter de Limeira.

RIO PRETO Esporte Clube

Elenco do Jacaré trabalhou forte durante a pré-temporada

Depois de um acesso e um rebaixamento, o Rio Preto espera voltar à Série A-2 de 2019 e, para isto, precisa fazer uma boa campanha nesta A-3. A equipe, que será comandada por Rodrigo Fonseca, conta com alguns reforços, como o atacante João Henrique, e fez uma série de cinco amistosos como preparação para o campeonato.

Sociedade Esportiva MATONENSE

Rodrigo e Rafinha reforçam a Matonense

A vida da Matonense não está sendo fácil, pois a crise financeiro pegou de jeito o clube, que está tendo dificuldades para montar um elenco forte e também para adequar o seu estádio, tanto que a estreia, contra o União Barbarense, será em Bebedouro. Porém, uma parceria ajudou alguns jogadores que foram campeões no Nacional a virem defender a SEMA. O treinador será Dennio Dago.

Sport Club ATIBAIA

Atibaia fez jogo-treino contra o Palmeiras

O Atibaia, que será dirigido por Betão Alcântara, fez uma forte preparação durante a pré-temporada, para a disputa da Série A-3, fazendo jogos-treino contra equipes fortes, como o XV de Piracicaba e o Palmeiras. Porém, o Atibaia continua com um desfalque: sem local apto para receber jogos na cidade, mais uma vez o time laranja mandará suas partidas em Indaiatuba.

SÃO CARLOS Futebol Clube

O experiente Renatinho crê no acesso do São Carlos

Em 2017, o São Carlos prometia brigar pelo acesso e acabou nem se classificando para o mata-mata da Série A-3. Nesta temporada, o clube quer fazer um belo papel e para isto foi contratado vários jogadores para a montagem do elenco, entre eles o experiente meia Renatinho, de 36 anos, ex-Flamengo de Guarulhos. A equipe será dirigida por Edson Vieira.

UNIÃO Agrícola BARBARENSE Futebol Clube

Claudemir Peixoto espera recuperar o União Barbarense

Após uma campanha muito ruim dentro de campo e com vários problemas internos, o Leão da Treze quer dar a volta por cima em 2018 e evitar que o pior aconteça. O treinador será o Claudemir Peixoto, velho conhecido da torcida leonina. O União Barbarense reformulou o seu elenco para a disputa da Série A3. Alguns dos novos reforços do Leão da Treze: o goleiro Thiago Luis (ex-ASSU/RN), os laterais-direito Alex Ferreira (ex-Gonçalense/RJ) e Sávio (ex-Francana).

Confira regulamento completo da competição aqui e tabela aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações