Jair Pirceni e o São Caetano

Por Lucas Paes

Jair Picerni foi o treinador do São Caetano na entrada para a elite do futebol brasileiro

Neste dia 4 de dezembro, o São Caetano faz aniversário. Um dos mais tradicionais clubes do interior, o Azulão alçou voos longos, chegando a decisão da Libertadores em 2002. Na área técnica, Jair Picerni comandou o time em boa parte destes vôos.

Picerni chegou ao São Caetano em 2000. Logo no primeiro ano, chegou a conquista da Série A2 do Paulistão e levou a boa equipe do ABC até a final do Brasileirão. A decisão foi perdidaparao Vasco, numa famosa história do jogo que teve de ser adiado em São Januário devido à queda de uma grade.

Antes da decisão daquele brasileiro, Picerni protagonizou um dos momentos mais lamentáveis, curiosos e engraçados do futebol ao mesmo tempo. Após o último treino do São Caetano antes da final do campeonato, Picerni trocou socos com um repórter que estava o entrevistando. No ano seguinte, a surpreendente equipe paulista continuou indo longe, chegando mais uma vez a decisão do Brasileirão. Mais uma vez o Azulão perdeu, desta vez para o Atlético Paranaense. 

A maior frustração foi ao mesmo tempo o maior feito do São Caetano. A derrota na final da Libertadores de 2002 ainda machuca os torcedores, já que o Azulão, que já havia vencido em Assunção, vencia a finalíssima no Pacaembú por 1 a 0 até o intervalo, levando a virada no segundo tempo e perdendo nos pênaltis. Pouco depois da final acabou deixando o comando do clube, assumindo o Palmeiras na disputa do Brasileiro da Série B em 2003.

Voltou ao São Caetano em 2005, num clube que já não tinha mais a mesma força desde a morte de Serginho. Foi responsável por evitar o rebaixamento do time no Brasileirão. Deixou o comando ao fim do campeonato. 

Mesmo sem nunca mais comandar o Azulão, ele é respeitado pelos torcedores e possui fortes laços com o clube. Quando veio o rebaixamento para Série D, Jair declarou em entrevista que se sentia machucado ao ver o clube naquela situação. Hoje o São Caetano ainda tenta se recuperar e trazer de volta os tempos gloriosos. Este ano talvez tenha vindo o primeiro pequeno passo, com a conquista do título da Série A2 do Paulistão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações