Os XV (ou 15) de Novembro do futebol brasileiro

Por Victor de Andrade


Feriado no Brasil é dia de fundar clube de futebol. É incrível como em datas comemorativas são criadas novas agremiações. Algumas destas datas, inclusive, dão nome a algumas equipes, como por exemplo o 7 de setembro. O 15 de novembro, data da proclamação da República do Brasil, em 1889, não é diferente.

Alguns clubes tradicionais, como o Jabaquara e o Flamengo (que foi fundado, na realidade, dia 19) comemoram seu aniversário neste dia. Aliás, os clubes mais conhecidos com nome de datas no país são de XV (ou 15) de Novembro. Então vamos à eles:

CLUBE 15 DE NOVEMBRO
Campo Bom - RS

O 15 eliminando o Vasco na Copa do Brasil de 2004

O mais antigo 15 de Novembro que chegou ao futebol profissional (fundado em 1911) é também o que conquistou a maior façanha nacionalmente. Em 2004, o time de Campo Bom chegou à semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Santo André, que acabou se tornando o campeão. Aliás, a primeira metade da década de 2000 foi os anos de ouro da equipe: vice campeão gaúcho em 2002, 2003 e 2005 (este, perdendo o título para o Internacional nos minutos finais da prorrogação), o 15 de Campo Bom, na época, contou com nomes como o treinador Mano Menezes, o goleiro Eduardo Heuser, o meia Perdigão, o lateral Patrício e o centroavante Dauri. Ficou licenciado do futebol profissional nos últimos anos, voltando a atuar recentemente.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Piracicaba - SP

A Copa Paulista em 2016 foi o último título do XV de Piracicaba

O XV de Piracicaba, fundado em 1913, é um dos times mais tradicionais do futebol paulista e tem diversas façanhas ao longo de sua história. O clube é o que mais conquistou a divisão de acesso estadual (a atual Série A-2), nos anos de 1947, 1948, 1967, 1983 e 2011, a Copa Paulista de 2016 e os Torneios do Interior de 1931, 1932, 1947 e 1948, que era a competição mais forte do interior antes da criação da Lei do Acesso, além de ter sido vice-campeão paulista em 1976, com um dos melhores times da história do clube. Em âmbito nacional, o Nhô Quim, que tem um dos hinos mais pitorescos do futebol brasileiro, conquistou a Série C de 1995. Atualmente, está na Série A-2 do Campeonato Paulista.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Jaú-SP

Campeão Paulista Sub-20 da Segunda em 2016

Rivalizando com o time de Piracicaba para ver quem é o melhor XV do futebol paulista, a agremiação verde e amarela de Jaú pode até ter menos títulos que o "rival" Alvinegro, tendo conquistado a Intermediária, a atual Série A-2, nos anos de 1951 e 1976, mas é reconhecidamente um dos maiores celeiros de craques de todo estado de São Paulo. Saíram de lá Dino Sani, Marolla, Nilson e Sonny Anderson e o clube tem títulos estaduais na categoria Sub-20 na primeira e segunda divisões. O XV de Jaú, fundado em 1924, também jogou o Campeonato Brasileiro em duas oportunidades: 1979 e 1982. Atualmente, o Galo da Comarca disputa a Segunda Divisão Paulista, o quarto estágio do futebol estadual.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Caraguatatuba-SP

O XV de Caraguá que disputou a Copa Ouro 2017

O XV de Caraguá, como é carinhosamente conhecido, foi, até hoje, o único representante do Litoral Norte Paulista no futebol paulista. Fundado em 1934, tem uma curiosidade: ele não é de 15 de novembro e sim de 18 de fevereiro. Porém, os fundadores quiseram homenagear a Proclamação da República. O clube estreou profissionalmente em 1988 e sempre ficaram nas divisões de acesso do estado, não passando do terceiro escalão (atual Série A-3). O Alviverde encontra-se licenciado no futebol profissional, atualmente, mas chegaram a ensaiar uma volta neste ano, sem sucesso. Porém, o clube está em atividade, disputando campeonatos amadores.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Indaiatuba-SP

Um dos times antigos do XV de Indaiatuba

Mais um XV de Novembro do estado de São Paulo, o time de Indaiatuba foi fundado em 1949 para a prática exclusiva do futebol. O Alvinegro da cidade que tem o Primavera e já teve o Osan, estreou profissionalmente em 1977, na quarta divisão paulista, jogando a quinta no ano seguinte e voltando para as competições amadoras. A agremiação conta com uma bela estrutura e seu campo fica praticamente em frente da Rodoviária Municipal, próximo do estádio do "rival" Primavera. Assim como o homônimo de Caraguá, o time de Indaiatuba não foi fundado em 15 de novembro, e sim em 29 de janeiro.

XV DE NOVEMBRO ESPORTE CLUBE
Uberlândia-MG

Fernando Pires e Junior Baiano: o XV Uber não deu certo

Fundado como amador, em 1956, o XV de Uberlândia resolveu se profissionalizar na década de 80, estreando no certame estadual em 1982, na Segunda Divisão Mineira. O clube conseguiu o acesso em 1984, disputando a elite por dois anos consecutivos. Após o rebaixamento, a agremiação se licencia e volta ao amadorismo em 1987. Em 2014, fecha parceria com o Uber Futebol Clube, formando o XV Uber, pretendendo disputar a terceira divisão. Chegaram a fazer coletivas, anunciando várias parceiros. Porém, não conseguiram entregar a documentação a tempo e ficaram de fora da competição, não voltando mais a tentar jogar profissionalmente.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Colombo-PR

O XV de Colombo que jogou a Taça Paraná deste ano

O caçula dos XVs, fundado em 1979, também não é da data que lhe dá o nome: o clube é, na verdade, de 15 de março. Time que frequentemente disputa os campeonatos amadores do estado, um dos mais fortes do país, o XV de Colombo foi vice-campeão paranaense amador em 1993 e, dois anos depois, resolveu se arriscar profissionalmente, disputando a intermediária, onde até chegou ao quadrangular final, mas viu Maringá e União da Vitória irem para a final. Depois, voltou às competições amadoras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações