A Real Sociedad bicampeã espanhola

Por Lucas Paes 

A equipe que conquistou o primeiro dos dois títulos da Real Sociedad

O Campeonato Espanhol tem rotineiramente o Barcelona e o Real Madrid como campeões. Porém, em algumas oportunidades o título não ficou com a dupla gigante. O País Basco tem o Athletic Bilbao como grande expoente, mas uma equipe de San Sebastian também já levou a taça para terras bascas: A Real Sociedad. 

A equipe de Anoeta venceu apenas dois campeonatos espanhóis e eles vieram de forma consecutiva nos anos 1980. Mais precisamente nas temporadas de 1980/81 e 1981/82. Os títulos são motivo de orgulho para os torcedores até hoje. 

Diferente do Athletic, a Real Sociedad não limita seu time a apenas atletas bascos. Porém, na época das conquistas, o clube tinha tal política, deixando-a apenas em 1989 para trazer um atacante do Liverpool. 

Zamora, um dos destaques da equipe

Comandado por Ormoetxea nas duas conquistas, a equipe tinha como grande destaque o artilheiro Satrústegui. Além dele, jogadores como Zamora e Kortabarria também merecem lembrança. Até Urralde, reserva da equipe na primeira conquista, foi bem, a ponto de ir a seleção da Espanha.

Na temporada de 1980/81, a Real Sociedad alcançou o título através da vantagem no confronto direto, já que ela e o Real Madrid terminaram a liga empatados com 45 pontos. A vitória na época valia dois pontos. 

Naquele campeonato, a equipe basca só foi liderar a quatro rodadas do fim da Liga, depois de ter passado pelo topo no começo. O Atlético de Madrid ficou boa parte do torneio no primeiro lugar, mas terminou atrás da Sociedad e do Real Madrid. 

Na temporada seguinte, o time de San Sebastian terminou com dois pontos de vantagem para o Barcelona (47 a 45). A disputa pelo primeiro lugar esteve monopolizada por catalães e bascos desde o início, com os madridistas tendo uma pequena aparição no topo. Mais uma vez, a Erreala assumiu o primeiro posto definitivamente já no finalzinho do torneio. Na Liga dos Campeões, veio uma eliminação na primeira fase para o CSKA Sofia, da Bulgária. 

Satrústegui era um dos alicerces da equipe

Na Liga de 1982/83, a Real Sociedad terminou na sétima colocação, com o título indo para o Athletic de Bilbao. Aquela década houve um alto número de títulos bascos, interrompidos pelo forte Real Madrid da Quinta del Butre. O destaque da temporada foi a ótima campanha na Liga dos Campeões. A equipe morreu apenas na semifinal, para o campeão Hamburgo. 

Para se ter uma ideia da qualidade daquele esquadrão, seis jogadores vieram a fazer parte da Seleção Espanhola da Copa do Mundo de 1982. Além dos já citados Zamora, Satrústegui e Urralde, o goleiro Arconada, e os meias Lopez-Ufarte e Alonso formaram o bom time espânico. 

Depois daqueles dois anos, a taça da La Liga jamais voltou a Anoeta. O time teve alguns vices e ganhou a Copa do Rey em 1987. Uma curiosidade é que no auge da era Guardiola e até hoje, o Estádio de Anoeta tem virado um verdadeiro pesadelo para o Barcelona. O maior sucesso recente da Real Sociedad foi a vaga na Liga dos Campeões na temporada 2013/2014, através do quarto lugar no Campeonato Espanhol anterior.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações