A passagem de José Dominguez pelo Vasco

Por Lucas Paes 

Apesar de talentoso, contusões atrapalharam a carreira de José Dominguez e a passagem no Vasco

Maior clube entre os fundados por portugueses no Brasil, o Vasco da Gama não teve muitos jogadores da pátria mãe em sua história. O meia José Dominguez foi o terceiro a vestir a camisa vascaína, depois de Perez e Lito, ambos na década de 1970. Ele chegou ao clube em 2005. 

Dominguez, que nasceu em Lisboa, em 16 de fevereiro de 1974, se destacou em Portugal pela técnica e habilidade, apesar das duvidas que deixava por sua estatura de apenas 1,65m. Foi o primeiro jogador português a jogar na Inglaterra, ao chegar no Birmingham, em 1994. 

Após a boa passagem pela terra da rainha, onde chegou a ser chamado de Deus pelos torcedores, voltou a Portugal, agora no Sporting. Passou depois por Tottenham, retornando a Inglaterra, Kaiserslautern, na Alemanha e Al Ahli, no Qatar, antes de desembarcar no Vasco. Vestiu também a camisa da seleção portuguesa em três jogos. 

Na Alemanha, foi considerado pela revista Kicker como o melhor meia da Bundesliga por três anos seguidos. Quando chegou ao time carioca, porém, Domingues já sofria os efeitos das três operações anteriores nos joelhos. 

Ele chegou ao São Januário como a esperança do meio de campo. Sem perder a rapidez e a habilidade, caiu nas graças do torcedor do Vasco, que pedia sua entrada e o apelidava de Portuga. Estreou em goleada por 6 a 0 diante do Moto Club, na Copa do Brasil. 

Fez bons jogos no começo da estadia na equipe, deixando a torcida empolgada. A lua de mel porém durou pouco. Problema constante de Dominguez, outra vez uma lesão o tirou de ação, após apenas 11 jogos e nenhum gol marcado com a camisa cruzmaltina. 

Devido ao alto salário e o tempo que demoraria para se recuperar, ele acabou dispensado pelo Almirante. Pouco depois, em Agosto de 2005, anunciou a aposentadoria, com apenas 31 anos. Depois de parar de jogar, passou a trabalhar como auxiliar técnico e também foi treinador de algumas esquipes. Seu ultimo clube foi o Recreativo de Huelva, de onde saiu em Outubro de 2015.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações