Outubro - O mês dos craques

Por Lucas Paes e Victor de Andrade


Em boa parte do mundo, outubro é conhecido como o mês das bruxas. Porém, no mundo do futebol, nenhum mês viu o nascimento de tantos craques e jogadores famosos quanto o décimo do ano. Sim a lista é pesada!

Para começar, o maior de todos, o Atleta do Século, Pelé, considerado o Rei do futebol, nasceu no dia 23 de outubro de 1940. Qualquer apresentação sobre Edson Arantes do Nascimento não se faz necessária. Mas o maior de todos os tempos é só o começo desta lista.

Pois há quem discorde da majestade dele. Na Argentina, Diego Armando Maradona é mais do que rei, quase um Deus, com direito a Igreja e tudo. El Pibe de Oro nasceu dia 30 de outubro, um dia antes do Dia das Bruxas. Curiosamente, alguns gols e jogadas de Don Diego assombram ate hoje pesadelos ingleses, brasileiros, entre outros. 

Voltando ao Brasil, duas outras lendas que jogaram junto ao Rei também nasceram neste mês. Didi, o homem da folha seca, no dia 8, e Mané Garrincha, que fazia uma dupla tão mortal com Pele que o Brasil nunca perdeu com os dois jogando juntos, vinte dias depois. Ainda na América do Sul, o Uruguai não ficou de fora. Dario Pereyra, ídolo sãopaulino, nasceu no dia 20. Ainda que não seja uma lenda tao grande como Pelé e Maradona, ele merece respeito. 

Pelé é de 23 de outubro

A lista atravessa o oceano e chega na Europa com nomes de enorme peso. Os lendários Van Basten (31), Bobby Charlton (11), Yashin (22), Gento (21), Boban (8), Kopa (13) e Fritz Walter (31) somam-se aos titãs recentes Van der Sar (29), Rooney (24) e Ibrahimovic (3). Todos aniversariam em outubro. 

Na mãe Africa, quem também assopra velinhas no mês e Weah, exatamente no dia 1º. O liberiano e ídolo da torcida do Milan é até hoje o único africano a vencer a Bola de Ouro. Recentemente, tornou-se presidente de sua terra natal. 

A relação volta ao Brasil com Falcão, Careca e Dunga. O Rei de Roma (dia 16) é considerado um dos maiores meio campistas de todos os tempos. Careca (dia 5) pode não ser uma lenda, mas foi um craque, sendo ídolo de São Paulo, Napoli e Guarani. Já Dunga, também aniversariante do mês, mais precisamente no dia 31, merece respeito por seus feitos, sendo inclusive capitão de um titulo de Copa do Mundo.

Maradona é do dia 30

A lista ainda tem mais nomes. A América do Sul (principalmente o Brasil) tem um numero alto de craques que vieram ao mundo no mês. Ainda podemos citar o goleiro Dida (dia 7), o atacante Pagão (27) e o atacante argentino Sivori (2). 

A tradição parece meio adormecida, já que os principais destaques do futebol atual não são de outubro. Porem, o mês que os Deuses escolheram para que o Rei viesse ao mundo ainda pode reservar o nascimento de mais craques. Só o futuro dirá, porém a historia jamais se apagara.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações