O adeus de Pelé ao Santos FC

Por Victor de Andrade

Pelé se ajoelhou no meio de campo e deu adeus ao Santos FC

No dia 2 de outubro de 1974, o Santos FC recebia a Ponte Preta na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. Porém, aquele não era mais um jogo comum do estadual, ele tinha um valor histórico e emocional gigantesco. Era a despedida de Pelé do Alvinegro Praiano.

O jogador que foi o maior em sua era e talvez de todos os tempos entrou em campo machucado para se despedir da Vila Belmiro. Tudo bem, todos os gramados do planeta em que ele mostrou seu talento são dignos, mas o Estádio Urbano Caldeira era a 'sua casa'.

Pelé atuou na partida por apenas 22 minutos. segurou a bola no meio de campo, ajoelhou-se e fez o seu último ato como atleta do Santos FC, depois de ter jogado pelo time santista desde o ano de 1956, mais precisamente em 1116 partidas, marcando 1091 gols. Seus recordes com a camisa do Alvinegro são insuperáveis.

A emoção tomou conta dos torcedores que estavam naquele momento. Antigamente, era muito comum os pais dizerem para os seus filhos que "homem não chora", mas esta frase caiu por terra quando Pelé saiu de campo em 2 de outubro de 1974. Marmanjos, crianças, mulheres... foi difícil segurar a lágrima. Era a despedida do Rei.

Reportagem sobre a partida

O jogo, é claro, continuou, com Gilson no lugar dele, e o Peixe, dirigido por Tim, mesmo com os jogadores emocionados, venceu a Ponte Preta pelo placar de 2 a 0, com gols de Cláudio Adão, aos 30' da primeira etapa, e Geraldo, contra, aos 11' do segundo tempo. Mas, é claro, a despedida de Pelé foi, naquele dia, mais importante do que qualquer outro lance da partida.

Pelé ficou praticamente um ano sem atuar, até atender uma proposta do New York Cosmos e jogar nos Estados Unidos. Porém, o jogo contra a Ponte Preta não foi o último dele com a camisa do Santos, pois ele a envergou em duas outras oportunidades. No dia 07 de dezembro de 1975, o Rei voltava a vestir a camisa do Peixe no empate em 1 a 1 contra o Bahia em partida do Torneio Governador Roberto Santos, em Salvador. A segunda foi em sua despedida do futebol, quando o New York Cosmos venceu o Santos por 2 a 1, em 1º de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe e marcou um gol pelo time norte-americano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações