Dez grandes façanhas do futebol brasileiro

Por Lucas Paes

Batalha dos Aflitos, em 2005 (Foto: Agência O Globo)

O futebol brasileiro é cheio de viradas e reviravoltas. Desde partidas válidas por rodadas de campeonato até finais e jogos que entraram para a história do futebol mundial. Fazer uma lista de apenas dez dessas é dificil e antecipadamente já aviso que é possível que algum jogo tenha sido esquecido. Neste texto, listamos dez das maiores façanhas do futebol brasileiro.

Coritiba 1 x 1 Fluminense – Campeonato Brasileiro 2009

Jogo terminou em briga no Couto Pereira

Empatar com o Coritiba no Couto Pereira não é grande coisa para um time do Fluminense, mas aqui devemos levar em conta o tamanho do que esse jogo representou. A reação do Tricolor das Laranjeiras em 2009, para evitar um rebaixamento certo foi uma das maiores da história do futebol. O jogo contra o Coxa selou o descenso justamente do alviverde paranaense, junto a escapada de seu adversário. 

Cruzeiro 6 x 2 Santos – Taça Brasil 1966

Goleada Cruzeirense em 1966

O time azul de Minas Gerais entrou como franco atirador contra um time que era o melhor do Brasil e talvez o melhor do Mundo na época. A Raposa, porém, não tomou conhecimento e passeou para cima dos santistas no Mineirão, completando a conquista com uma vitória de virada no Pacaembu. Curiosamente, dali para frente o Cruzeiro se tornou um pesadelo para os santistas em mata-mata, já que o Peixe nunca os eliminou em competições deste tipo.

Guarani 6 x 0 ABC – Campeonato Brasileiro Série C 2016

Narrador do Esporte Interativo foi a loucura com virada bugrina

O Guarani já havia conseguido o acesso em 2016 com uma bela virada para cima do Asa de Arapiraca, mas o que o Bugre fez na semifinal foi absurdo. Quando o alvinegro de Natal venceu por 4 a 0 na ida, muitos já davam o time campineiro como morto. Só que o alviverde não tomou conhecimento do Mais Querido e enfiou 6 a 0 com requintes de crueldade, se classificando para a final da Série C.

Palmeiras 4 x 2 Flamengo – Copa do Brasil 1999

Jogo entre Palmeiras e Flamengo em 1999

Na Copa do Brasil de 1999, o Flamengo tinha conseguindo uma boa vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras no Maracanã. No jogo da volta, no Parque Antártica, um confortável empate por 2 a 2 classificava o Mengão, mas nos últimos minutos, Euller fez dois gols e mudou a sorte do jogo, fazendo com que o Alviverde Imponente se classificasse.

Santos 3 x 2 Palmeiras – 2000

Últimos minutos de Santos 3 x 2 Palmeiras em 2000

O Santos tem em sua história algumas viradas espetaculares e essa é uma delas. Em 2000, na semifinal do Paulistão, o Palmeiras vencia por 2 a 0 até os 35’ do segundo tempo. Apenas a vitória classificava os santistas. Numa reação histórica, o time tirou forças de onde parecia não ter mais e buscou a virada, selada com um gol de Dodô já nos momentos finais. 

Fluminense 3 x 1 São Paulo – Copa Libertadores 2008

Melhores momentos de Fluminense 3 x 1 São Paulo

O Fluminense fez uma campanha espetacular na Libertadores de 2008, que merecia ter terminado com a taça. Nas quartas de final, o Tricolor das Laranjeiras vencia o São Paulo por 2 a 1 e precisava de mais um gol para alcançar a semifinal. Matreiro e experiente na competição, o time do Morumbi segurava bem o jogo, até que aos 48 do segundo tempo, Washigton fez de cabeça um gol que explodiu o Maracanã e botou o Flu na semifinal.

Atlético Mineiro 4 x 1 Flamengo - Copa do Brasil 2014



No primeiro jogo, o Flamengo havia vencido por 2 a 0. No segundo, quando o rubro-negro abriu 1 a 0 em pleno Mineirão, parecia que tinha acabado. Só que o Galo vivia o momento em que parecia um clube predestinado ao imponderável e diante de olhares atônitos, buscou uma virada histórica, selada com um gol de Luan que explodiu o Mineirão de uma forma poucas vezes vista e levou Mario Henrique Caixa a loucura nas cabines de rádio.

Santos 5 x 2 Flumiense – Campeonato Brasileiro 1995

Virada histórica do Santos contra o Fluminense

“Em 95 eu não desisti”. Um jogo que virou até verso de música, um jogo que transformou Giovanni em Messias, inesquecível até para os santistas que não viveram aquele momento. O Santos precisava vencer por 3 gols de diferença, saiu com 2 a 0 a favor no primeiro tempo e ficou em campo no intervalo. No segundo tempo, construiu o 5 a 2 histórico, que o classificou para a final daquele Brasileirão.


Palmeiras 3 x 4 Vasco – Copa Mercosul 2000

Vasco 4 x 3 Palmeiras, na Mercosul de 2000

Talvez quando dizem que o Vasco é o time da virada, este seja o jogo que melhor exemplifica isso, ainda que a história venha de muito antes. O Palmeiras saiu vencendo por 3 a 0 no intervalo e já se declarava campeão da Copa Mercosul. Só que o Vasco tinha Romário e Juninho Paulista e buscou uma virada espetacular, vencendo por 4 a 3 e garantindo a taça.

http://www.ocuriosodofutebol.com.br/2015/12/uma-virada-historica-do-vasco-para-cima.html

Náutico 0 x 1 Grêmio – Campeonato Brasileiro Série B 2005

A Batalha dos Aflitos virou até filme

Por mais clichê que seja, não dá para colocar outro jogo em primeiro lugar. A Batalha dos Aflitos é uma das histórias de virada mais absurdas da história do futebol, mesmo sendo em um jogo de Série B, que aliás, valia acesso. O Grêmio tinha três a menos, Galatto defendeu dois pênaltis. Anderson fez um gol histórico para os tricolores, de um dia inesquecível e que mudou a perspectiva de um clube que naquele momento tinha medo de nunca mais ser o mesmo.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações