A defesa do escorpião de Higuita, no Wembley, em 1995

René Higuita fazendo o movimento para a defesa do escorpião, que ficou famosa

O goleiro colombiano René Higuita foi um dos mais famosos jogadores dos anos 80 e 90 na América do Sul. Tudo bem, ele não era um arqueiro fraco, longe disso, mas sua fama vinha mais do seu jeito folclórico, seu cabelo comprido e seu jeito de jogar, sempre adiantado, quase como um líbero, trabalhando muito com os pés, algo raríssimo na época.

Tudo bem que esta forma de jogar, às vezes irresponsável, já ajudou e também atrapalhou o Atlético Nacional, seu time em seu auge, e a Seleção Colombiana. René Higuita sempre cobrava pênaltis, o que não era comum, mas sair da área com a bola nos pés foi um dos responsáveis pela eliminação da Colômbia na Copa de 1990, quando René Higuita perdeu a bola para o atacante camaronês Roger Milla.

Mas o tema deste texto aconteceu mesmo em 1995. Acusado de ter feito parte de um sequestro, Higuita foi preso em 1993 mas, ao provar sua inocência, foi solto logo em seguida. Porém, isto lhe causou ficar de fora da Seleção Colombiana que disputou a Copa de 1994. Depois do vexame dos cafeeiros no Mundial, o exótico goleiro voltou para o time. Porém, ninguém imaginaria o que ele iria fazer no dia 6 de setembro de 1995, em pleno mítico Estádio Wembley.

A defesa que fez todos aplaudirem Higuita

A Colômbia enfrentava a Inglaterra, em um jogo morno, quando aos 21 minutos do primeiro tempo, uma defesa de Higuita entrava para a história do futebol. se aproveitou de um cruzamento mal feito de Jamie Redknapp que tomou o rumo do gol para se eternizar no mítico estádio britânico. O goleiro deu um passo para trás, calculou a altura da bola e jogou as pernas para trás, acertando a bola com os dois calcanhares, em um movimento de extrema plasticidade.

Todos os presentes aplaudiram a 'maluquice' do goleiro. Porém, isto não era novidade para os colombianos, mas não em uma partida, mesmo que amistosa. Em 1990, René Higuita foi o garoto propaganda do suco em pó Frutiño, onde no vídeo promocional, ele aparecia jogando futebol com as crianças e, acreditem, ele faz a mesma defesa.

Bom, voltando ao jogo, o mais interessante que aconteceu foi mesmo a defesa do colombiano e a partida terminou com o placar de 0 a 0. Já o vídeo do lance de Higuita no Wembley rodou o mundo e até hoje é lembrado como uma das imagens mais marcantes da história do futebol e a defesa ganhou o nome de "Escorpião", pois o movimento parece com o feito pelo animal. Porém, na Colômbia, por causa da propaganda, muitos a chamam de "defesa frutiño".

O comercial do suco Frutiño

Ficha Técnica
INGLATERRA 0 X 0 COLÔMBIA

Data: 6 de setembro de 1995
Local: Estádio Wembley - Londres - Inglaterra
Público: 20 mil pessoas
Árbitro: Marc Batta (França)

Inglaterra: David Seaman; Gary Neville, Tony Adams, Steve Howey e Graeme Le Saux; Paul Gascoine (Rob Lee), Steve McManaman, Jamie Redknapp (John Barnes) e Dennis Wise; Nick Barmby e Alan Shearer  (Teddy Sheringham) - Técnico: Terry Venables

Colômbia: René Higuita; Jorge Hernan Bermudez, Alexis Mendonza, Wilson Perez e José Fernando Santa; Leonel Alvarez, Harold Lozano (Luiz Manoel Quiñonez), Freddy Rincón e Carlos Valderrama; Faustino Asprilla e Ivan Valenciano - Técnico: Hernán Dario Gomez
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações