Tecnologia no futebol: é bom ou ruim?

Por Mateus Dannibale

O árbitro de vídeo deve ser testado antes de ser implantado

A penúltima semana rodada do futebol brasileiro foi muito tensa devido ao ocorrido com o jogador Jô, do Corinthians, na polêmica ocorreu na vitória do timão por 1 a 0 sobre o Vasco, em partida realizada no dia 17 de setembro. Na ocasião, o centroavante do Timão fez gol com a mão e o árbitro Elmo Resende validou o lance, dando o triunfo ao time do Parque São Jorge e causando grande polêmica.

Logo após o fim da partida, surgiu a discussão que repercutiu entre todos do futebol, jornalistas, comentaristas, jogadores e técnicos, sobre a implantação do árbitro de vídeo. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero disse deseja a nova tecnologia seja aderida o quanto antes, chegando a até determinar que o mecanismo fosse utilizado na rodada seguinte. Mas, como não havia estrutura adequada, a ideia foi abortada.

Muitos acham que devem esperar o ano acaba e iniciar o procedimento somente em 2018. Após toda semana cheia de discussões sobre o assunto a CBF afirmou que só irá implantar este novo método quando os estádios estiverem aptos para essa inovação no futebol brasileiro.

Lance do gol com o braço de Jô, que causou a discussão

Sabemos que o futebol é um dos esportes mais conservadores que existe, pois quase não caminha junto com inovações tecnológicas, por exemplo na questão do vídeo. Em muitos esportes, como basquete, vôlei e futebol americano, essa tecnologia já é utilizada há muito tempo. O primeiro passo para o uso de tecnologia no futebol brasileiro só aconteceu de fato no ano de 1998, quando os árbitros começaram a utilizar bandeiras eletrônicas no Campeonato Paulista.

O assunto sobre tecnologia no futebol ganhou destaque na copa da África Do Sul, quando a Fifa admitiu estudar a possibilidade de utilizar o uso de equipamentos tecnológicos para evitar erros de arbirtragem. Sabemos que está questão ainda será diversas vezes discutida, até qual ponto a tecnologia vai ajudar e onde ela pode atrapalhar. Vamos aguardas os próximos capítulos dessa grande novela, que já dura a alguns anos no mundo do futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações