Edílson 'Capetinha' no Benfica

Pelo Benfica, Edílson fez 31 partidas e marcou 17 gols

O ex-jogador Edílson da Silva Ferreira, o Edílson Capetinha, que está completando 47 anos neste 17 de setembro de 2017, foi um dos atacantes brasileiros mais perigosos nos anos 90 e início dos 2000. Habilidoso e rápido, o jogador atormentava as defesas dos adversários. Quem não se lembra da 'caneta' no francês Karembeu, em um Corinthians e Real Madrid? Mas vamos lembrar aqui da única passagem de Edílson no futebol europeu: no Benfica, na temporada de 1994/1995.

Edílson 'estourou' no futebol brasileiro em 1992, quando atuava pelo Guarani e chamou a atenção da Parmalat, que o contratou para montar o grande time do Palmeiras de 1993. O atleta foi importante nos títulos do Paulista e Brasileiro daquele ano. Porém, em 1994, a empresa de laticínios italiana levou para o Verdão o colombiano Freddy Rincón e, com isso, o 'Capetinha' foi para a reserva.

Comemorando gol pela equipe

Insatisfeito com o banco de reservas, Edílson pediu para ser emprestado. A solução foi mandá-lo para uma equipe que também tinha o apoio da Parmalat, apesar de ser apenas como patrocinador da camisa: o Benfica. O empréstimo era de um ano e o 'Capetinha' chegou no Estádio da Luz antes do início da temporada 1994/1995.

Edílson estreou com a camisa do Benfica em 21 de agosto de 1994, em um jogo contra o Beira-Mar, em Torres Novas. Ele entrou no jogo no intervalo, no lugar de Abel Xavier. Apesar de cair nas graças da torcida, a Comissão Técnica do clube, comandada na época por Artur Jorge, o preteria e, por isso, ele teve alguns problemas no clube.

Fez o último jogo em 28 de maio de 1995

Mesmo assim, ao fim do seu contrato, a torcida chegou a organizar uma campanha de arrecadação de fundos para contratar em definitivo o atleta junto ao Palmeiras (leia-se Parmalat). Como não eu certo, Edílson fez seu último jogo pelo Benfica em 28 de maio de 1995, quando vez o único gol de sua equipe na vitória contra o Sporting Braga, no Estádio da Luz.

Pelo Benfica, o 'Capetinha' fez 31 jogos, marcando 17 gols. Após o término do empréstimo, no meio de 1995, Edílson se reapresentou ao Palmeiras, onde jogou as finais do Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro. Em 1996, ele foi para o Kashiwa Reysol, do Japão, voltando em 1997, quando defendeu o Corinthians. Porém, isso é outra história!
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. No meu ver foi 1 boa passagem apesar de ter sido curta...

    ResponderExcluir
  2. Pequena estatura, mas enorme jogador! Dava gosto ver jogar este incrível jogador,hoje valeria uma fortuna.
    Obrigado Edilson, por teres contribuído com teu talento. Nós Benfiquistas nunca te esqueceremos,e tu,espero que tenhas orgulho de ter representado uma das maiores instituições desportivas do mundo.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações