Ponte Preta - 117 anos de glórias e histórias!


Fundada por um grupo de alunos do Colégio Culto à Ciência, em Campinas, a Associação Atlética Ponte Preta nascia há exatos 117 anos. É, no Brasil, o clube mais longevo de forma ininterrupta.

O nome e a data da equipe se referem à inauguração de uma ponte de madeira feita pela Ferrovia Paulista em 1872, que para ser melhor conservada, havia sido tratada com piche, ganhando o nome de ponte preta e, mais tarde, nomeando o bairro em que se localizava.

Foi uma das fundadoras da Liga Campineira de Futebol, onde conquistou dez títulos e acirrou, ano após ano, uma rivalidade com outra equipe local, o Guarani Futebol Clube, com o qual fazem um dos maiores dérbis brasileiros.

A equipe permanece no mesmo local até os dias de hoje, onde manda seus jogos no Estádio Moisés Lucarelli, erguido em 1948, pelos próprios torcedores pontepretanos, que fizeram grandes campanhas para a arrecadação de tijolos e cimento. Foi inaugurado no dia 7 de setembro com capacidade para 12 mil lugares. Atualmente comporta aproximadamente 18 mil torcedores.

Apesar de campanhas expressivas em diversos campeonatos municipais, estaduais, nacionais e continentais, a equipe possui taças somente de divisões inferiores, como o Campeonato Paulista da Série A2 de 1969, e os Campeonatos do Interior de 1927, 1951, 2009, 2013 e 2015. Nos anos 70 viveu seu auge, quando chegou ao vice-campeonato paulista em 1970, 1977 e 1979, com derrotas para São Paulo e Corinthians, respectivamente.

Chegou à terceira colocação no Campeonato Brasileiro em 1981, em sua melhor participação nacional, mas sofreu com campanhas ruins no final da década e acabou rebaixado à Série A2 em 1987. Na década de 90, alternou bons e maus momentos, quando foi rebaixada novamente à A2 em 1995 e só retorna em 1999. No entanto, é vice-campeã no Brasileiro da Série B em 1997 e retorna à primeira divisão nacional.

Conquistou ainda os vice-campeonatos Paulista em 2008 e 2017, contra Palmeiras e Corinthians, respectivamente, e a Copa Sul Americana contra o Lanús, da Argentina, em 2011.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações