quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O Santos campeão da Taça São Paulo de 1970

Em pé: Joel Mendes, Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias, Léo Oliveira e Rildo
Agachados: Manoel Maria, Pitico, Picolé, Djalma Duarte e Abel

Depois do fracasso da Seleção Brasileira na Copa de 1966, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) fez um novo planejamento para o Mundial de 1970, iniciando a preparação com antecedência. Com isso, as principais competições do país ficaram paralisadas, mas em São Paulo, as cinco equipes mais importantes da época (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa) disputaram um torneio, chamado de Taça São Paulo, e o Peixe acabou campeão.

Como os principais jogadores estavam na Seleção Brasileira, se preparando para a Copa, os times jogaram a competição desfalcados. O Santos estava, praticamente, com um time misto, já que Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu foram convocados. O Palmeiras não tinha Leão e o zagueiro Baldochi. O Corinthians, Ado e Rivelino. O São Paulo não contou com Gerson e a Lusa o lateral Zé Maria.

O torneio começou no dia 5 de março, com o Peixe vencendo a Portuguesa pelo placar de 3 a 1. O Santos continuou bem, batendo o Palmeiras por 1 a 0 e o São Paulo por 4 a 0. No último jogo do primeiro turno, derrota para o Timão por 1 a 0.

A segunda parte da competição para o Peixe começou com um empate em 0 a 0 com a Lusa. Depois, vitórias contra o São Paulo, por 2 a 1, e empate com o Corinthians, em 1 a 1. Com estes resultados o Alvinegro Praiano foi para a última rodada precisando de um empate contra o Palmeiras para conquistar o título.

E foi isto que aconteceu no dia 24 de abril, no Parque Antárctica. César abriu o marcador para o Verdão, aos 3 minutos do segundo tempo. Porém, Manoel Maria, aos 43', fez o gol que deu o título ao Alvinegro Praiano. O Santos, com novos valores, como o goleiro Joel Mendes e o atacante Picolé, além de experientes, como Ramos Delgado, Djalma Dias, Rildo, Lima e Abel, levantou a taça!

Ficha Técnica
SANTOS FC 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 24 de abril de 1970
Local: Parque Antárctica - São Paulo-SP
Público: 17.571 pagantes
Árbitro: Wimar Serra

Gols
Santos FC: Manoel Maria, aos 43' do segundo tempo
Palmeiras: César, aos 3' do segundo tempo

Santos FC: Joel Mendes; Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Léo Oliveira e Pitico (Lima); Manoel Maria, Picolé, Djalma Duarte e Abel (Douglas) - Técnico: Antoninho

Palmeiras: Neuri; Neves, Luis Pereira, Nelson e Dé; Dudu e Cabralzinho; Copeu, Jaime, César e Pio - Técnico: Rubens Minelli
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações