segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Duelo de Campeões – Um filme sobre o histórico time dos Estados Unidos de 1950

Por Lucas Paes

A equipe norte-americana retratada no filme

A cada ano, o futebol caminha para se tornar um esporte cada vez mais popular em terras estadunidenses. Com um trabalho de forte reconstrução desde a década de 1990, a seleção dos Estados Unidos tem alcançado resultados cada vez melhores no masculino e segue sendo a principal seleção do mundo no Feminino. Mas a história americana com o futebol começa com uma histórica vitória sobre a Inglaterra em 1950, retratada no filme The Game of their lives (O jogo de suas vidas).

A campanha norte-americana na Copa do Mundo de 1950 nem foi tudo isso, o time caiu na primeira fase mesmo. Porém, a vitória diante dos ingleses foi um marco histórico para o embrionário futebol do país. O feito ficou conhecido para sempre como a maior zebra da história de todas as Copas do Mundo.

O filme, dirigido por David Anspaugh, mostra toda a construção da equipe norte-americana, passando pelas motivações de cada um dos jogadores para praticar um esporte até então sem nenhuma popularidade naquele país. Quando chega o momento do desafio chave, na partida contra a Inglaterra, o espectador já tem um envolvimento com a história que faz com que ele simpatize com a equipe americana, algo bem peculiar a direção de filmes esportivos americanos.

Gerard Butler fez o papel de Frank Borghi

No que se refere a caracterização, há alguns erros e injustiças históricas. No esforço de tornar o filme mais palatável e mais heroico, o resto da caminhada da seleção norte-americana naquela competição é completamente ignorado, o time teve outros dois jogos, uma derrota para a Espanha na estréia e outra derrota para o Chile, sendo eliminado na primeira fase.

Há problemas com a caracterização de alguns personagens e do cenário também, já que Joseph Gaetjens, autor do gol da vitória naquele jogo, por ser um haitiano naturalizado americano, acaba sendo retratado de uma maneira cômica, como praticante de vudu e dançarino, sendo que o jogador era católico. O próprio Brasil, com a ambientação no Rio de Janeiro, ainda que tendo precisões na aparência e na vestimenta, tem traços caricatos como o povo sambando e etc.

No destaque, atuações como a de Gerard Butler, somadas a história bem montada do filme, apesar do ufanismo americano, tornam a história legal de assistir, pois você acaba de fato torcendo para que as coisas deem certo para o selecionado americano. Outro serviço bom do filme foi atiçar a curiosidade de quem quer saber sobre a Copa do Mundo de 1950, até hoje uma das grandes tragédias do futebol brasileiro.

As cenas da partida foram filmadas nas Laranjeiras

Algumas mudanças do filme causaram polêmica. Além da descaracterização de Gatjens. O longa ignora completamente o torneio da NAFC (Associação de Futebol da América do Norte) que classificou os EUA para a Copa. Willian Bahr foi colocado como capitão, ao invés de Harry Keough. O público foi de 10 mil pessoas, e não 30 mil. A filmagem do jogo foi feita nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro, ao invés do próprio Independência, em Belo Horizonte, que na época ainda tinha as características de quando foi sede da Copa de 1950.

O filme recebeu uma recepção ruim da crítica, além de ter feito pouquíssimo sucesso no mundo, gerando apenas 388 mil dolares de bilheteria. A versão DVD acabou recebendo o nome de Miracle Match, devido ao nome The Game of their lives já ter sido usado num longa sobre uma vitória da Coréia do Norte sobre a Itália, na Copa do Mundo de 1966.

O filme completo no YouTube

Elenco

Gerard Butler - Frank Borghi 
Wes Bentley - Walter Bahr 
Jay Rodan - Frank Wallace 
Gavin Rossdale - Stanley Mortensen (Jogador inglês) 
Costas Mandylor - Charlie Colombo 
Louis Mandylor - Gino Pariani 
Zachery Ty Bryan - Harry Keough 
Jimmy Jean-Louis - Joe Gaetjens (Haitiano naturalizado) 
Richard Jenik - Joe Maca
Nelson Vargas - John Souza
Nino Da Silva - Eddie Souza
John Harkes - Ed McIlvenny
Bill Smitrovich - Admiral Higgins
Terry Kinney - Dent McSkimming
Patrick Stewart - Older Dent McSkimming 
John Rhys-Davies - Bill Jeffrey
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Facebook

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações