Danlaba Mendy - O francês do Grêmio

O francês foi profissionalizado no Grêmio, com 22 anos, e fez apenas um gol em 14 jogos

Os clubes brasileiros são pródigos de contratarem estrangeiros obscuros para fazerem parte de seus elencos. Muitos viram lendas, outros folclore e alguns, poucos mesmo, juntam todas essas características e somem da mesma forma como apareceram por estas bandas: sem ninguém saber.

Um dos casos mais emblemáticos foi o do francês Danlaba Mendy, que passou pelo Grêmio em 1998. Nascido em Paris, em 22 de setembro de 1976, o jogador era de família senegalesa e antes de jogar pelo Tricolor gaúcho, estava nos Estados Unidos, mais precisamente treinando e estudando na IMG Academy, escola localizada na Flórida, que treina atletas dos mais diversos esportes.

Pois bem, Danlaba Mendy chegou no Grêmio em 1998, logo após a conquista da Copa do Mundo pela França, e foi profissionalizado no clube, com praticamente 22 anos. Algo raro no futebol brasileiro, ainda mais em um clube grande. O francês estreou em partidas oficiais no dia 26 de julho, quando entrou no lugar de Guilherme em um GreNal vencido pelo rival Internacional, por 1 a 0.

Juntando jogos oficiais e amistosos, Danlaba Mendy fez 14 jogos pelo Tricolor, tendo feito apenas um único gol, contra o Peñarol. O nível do francês era tão fraco que, segundo algumas histórias, ele chegou a ser ovacionado pela torcida do Internacional em um GreNal.

Após deixar o Grêmio, o centroavante voltou para a sua terra natal e jogou por quatro temporadas no Esperance Sportive Troyes Aube Champagne, mais conhecido como Troyes, entre 1999 e 2003. Na primeira temporada, ele jogou 19 partidas e marcou dois gols na Ligue 1 (a primeira divisão do Campeonato Francês).

Na sua última temporada pela equipe, em 2003, jogou apenas um jogo e ainda como suplente. Depois de sair do clube francês, Danlaba Mendy encerrou a carreira e não se teve notícias do paradeiro do atacante depois disso. Pois é, mas no Grêmio não deixou saudade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações