Seleção Inglesa Feminina lança vídeo promocional com suas atletas

Por Lucas Tavares

A FA lançou um vídeo interessante sobre as jogadoras da Seleção Feminina (foto: The FA)

A Seleção Inglesa de futebol feminino, que disputa a Eurocopa da categoria na Holanda, lançou uma série de vídeos onde contam a história de suas atletas. Resumindo o que as jogadoras faziam quando crianças, de onde surgiu o gosto por futebol e onde atuam hoje em dia. Para os críticos, o futebol feminino carece de história e de apelo comercial para se tornar um produto rentável, tanto quanto o masculino. Pensando nisso o staff de publicidade Inglês, comandado pelo The FA, resolveu fomentar a história de suas estrelas, as Lionesses (leoas), e encorajar a prática do esporte no país.

Lado bom - O incentivo à prática do futebol feminino não é exclusividade da Inglaterra, a FIFA compõe em seu regulamento, além do PROFUT, a obrigatoriedade dos clubes de possuírem equipes femininas. Fato que aumenta a audiência do espetáculo e gradativamente desperta o interesse de patrocinadores e investidores no ramo.

Lado ruim - No Brasil, em tentativa de driblar o estatuto proposto pela CBF, quase todos os clubes grandes, atualmente, não possuem times, mas associam suas marcas a equipes já formadas ou projetos sociais, só cedendo praticamente o direito de usar o escudo (vale ressaltar que o Santos FC, com as Sereias da Vila, é uma exceção). Atualmente as regras não obrigam o clube a ter elenco feminino, apenas ter seu nome exposto nas equipes femininas já basta. Com essa nova recomendação, isso deve mudar.

Comentário - No Brasil, talento apenas parece não render, mesmo contando com Marta, Cristiane e Formiga, o apelo pela modalidade ainda está no estágio embrionário. O futebol feminino carece de datas, investimento e apelo público, para lotar grandes estágios e “andar com as próprias pernas”. Porém, se houvesse um trabalho de divulgação, não haveria mais retorno?

O exemplos de boa divulgação com retorno ficam para o Iranduba, que botou mais de 25 mil pessoas na Arena da Amazônia na semifinal do Brasilerão, e para o Santos, onde o melhor público do ano na Vila Belmiro (contando, inclusive, com jogos do masculino) foi, justamente, no primeiro jogo da final na mesma competição. Será que com um bom trabalho, o público no futebol feminino não cresce aqui no Brasil? Temos provas que sim!

A Eurocopa teve inicio dia 16 de julho, onde participam Holanda, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Suécia, Itália, Rússia. França, Islândia, Áustria, Suíça, Inglaterra, Escócia, Espanha e Portugal. O formato da competição inicia com 4 grupos de 4 países, 2 de cada grupo se classificam para os play-offs. A atual campeã da edição de 2013 da competição é a Alemanha.

Confira os vídeos da Seleção Inglesa aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações