O São Paulo campeão do Paulistana 1997

O Paulistana teve grande apoio da FPF e o São Paulo conquistou o título

Se hoje o futebol feminino ainda tem dificuldades de ganhar espaço, ter competições fortes e bem organizadas, há 20 anos a situação era pior. Porém, a Federação Paulista de Futebol, na época, resolveu realizar o Paulistana, que seria a versão do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. O São Paulo foi o campeão desta versão, melhor organizada e com transmissão da TV Bandeirantes.

Na verdade, já haviam algumas competições de futebol feminino no país, mas que sempre barravam na falta de apoio e na péssima organização. Porém, após a boa campanha da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, a FPF resolveu abraçar a ideia e criar uma competição melhor organizada e assim surgiu o Paulistana.

A competição contou com a participação de oito equipes: São Paulo (que tinha como base o time do Saad, que era o melhor do país naquele momento), Santos, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa (em parceria com a Faculdade Sant'anna), Juventus (em conjunto com a Universidade São Judas), Mackenzie e USP. Os jogos, em sua grande maioria, foram realizados no Estádio Icaro de Castro Mello, o Ibirapuera, e eram transmitidos, como já dito antes, pela Bandeirantes.

O São Paulo era apontado como favorito e venceu a competição de exibição (não-oficial), o Torneio Início. Depois o Tricolor iniciou o Paulistana aplicando, de cara, três belas goleadas, no Mackenzie (5 a 1), no Juventus (7 a 1) e na USP (9 a 1). Na quarta rodada, contudo, a invencibilidade do São Paulo caiu frente a Lusa/Sant’Anna – que nos anos seguintes se mostraria a principal adversária das tricolores –, 3 a 4.

Sissi era a grande jogadora do time

As são-paulinas reencontraram o caminho das vitórias superando os tradicionais arquirrivais do clube: Santos (3 x 0), Corinthians (2 x 1) e Palmeiras (com um grande 6 a 0). No returno não houve grandes sustos. Na verdade, o futebol das meninas só evoluiu. 5 a 0 no Mackenzie, 6 a 0 no Juventus, 6 a 0 na USP e 9 a 0 na Lusa Sant’Anna – o castigo apropriado aos adversários pela derrota anterior.

No SanSão, nova vitória são-paulina: 4 a 1; e no Majestoso, um bonito 5 a 3 para as tricolores. Na última rodada da primeira fase, contra o Palmeiras, o São Paulo foi ao campo poupando jogadoras. Com a expulsão de Juliana Cabral, o Tricolor perdeu por 3 a 1.

O primeiro jogo da final, contra o alvinegro santista, uma leve surpresa: empate em 1 a 1. Apesar de possuir vantagem pela melhor campanha na primeira fase, as são-paulinas não queriam nada menos que a vitória contra o Santos na última partida, para coroar tão bela trajetória até ali. E, definindo o resultado ainda no primeiro tempo, não houve dificuldades para isso: a artilheira Kátia Cilene abriu o marcador logo aos 6 minutos, Karin ampliou aos 13 e Kátia Cilene balançou as redes mais duas vezes, aos 30 e 40 minutos, dando aspecto de goleada à final. Mônica, do Santos, ainda fez o chamado gol de honra, aos 27 minutos do segundo tempo. Assim, as 22 atletas do elenco são-paulino festejaram, junto a torcida no Ibirapuera, a conquista do Campeonato Paulista de 1997!

Na final, o Tricolor bateu o Santos

Os anos seguintes - Em 1998, as goleadas implacáveis de Sissi e cia continuaram, mas o Tricolor encontrou um rival à altura: a Lusa Sant’Anna. Daquele ano até o fim desta fase do futebol feminino, no começo de 2000, as únicas duas derrotas do São Paulo em competições oficiais foram para essa adversária. E foram exatamente esses jogos perdidos que custaram os títulos do Paulista e Brasileiro de 1998. (Em 2000, o time foi eliminado no Brasileiro, mas dessa vez nos pênaltis).

No ano seguinte, 1999, o Tricolor voltou a ser campeão. Primeiramente da Copa Eduardo José Farah, realizada em Cubatão. Depois, venceu também o Paulistana, novamente com 100% de aproveitamento. Em verdade, o São Paulo terminou o ano de 1999 invicto em todas partidas oficiais.

Apesar do bom desempenho do time nessa época, em março de 2000 o time foi desconstituído devido alguns problemas estruturais do futebol feminino brasileiro. No ano seguinte, o São Paulo tentou recompor a equipe porem não obteve sucesso, ocorrendo a mesma coisa em 2005 e 2015, quando o Tricolor se sagrou vice-campeão estadual.

Em 2017, as são-paulinas voltaram ao campo, a princípio somente no sub-17, em uma parceria com o AD Círculo Olímpico: e foi um sucesso – as meninas conquistaram o campeonato estadual da categoria!

O São Paulo faturou tudo no futebol feminino em 1997

Ficha Técnica
SÃO PAULO FC 4 X 1 SANTOS FC

Data: 29 de junho de 1997
Local: Ibirapuera - São Paulo-SP
Árbitro: Romildo Correia 

Gols
São Paulo FC: Kátia Cilene, aos 6', 30' e 40', e Karin, aos 13' do primeiro tempo.
Santos FC: Mônica, aos 27' da etapa complementar

São Paulo FC: Didi; Karina, Juliana Cabral, Tati e Andréia Camargo; Formiga, Cidinha, Sissi/capitã e Suzana (Talita); Karin e Kátia Cilene - Técnico: José Duarte

Santos FC: Evanir (Rosa); Fanta, Cynthia, Solange e Claudinha; Mônica, Elaine, Flávia e Patricinha (Nana); Rita e Raquel - Técnico: Eduardo Jenner.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações