O America campeão carioca de 1960

Por Lucas Paes

América Campeão em 1960

O America, tradicional equipe da Barra da Tijuca, foi por muitos anos uma quinta força carioca. Aos poucos, porém, a equipe perdeu força e acabou não conseguindo mais fazer grandes campanhas. O Mecão possui 7 títulos estaduais, o último deles conquistado em 1960, naquele que era o primeiro campeonato do Estado da Guanabara, que existiu entre 1960 e 1975.

Depois de uma campanha excelente, vencendo 15 vezes, empatando uma partida e perdendo apenas para o Bangu, em Moça Bonita, o Diabo chegou a decisão naquele ano contra o Fluminense. Comandando por Jorge Vieira, que na época tinha apenas 26 anos, o time base era formado por Ari; Jorge, Djalma Dias, Wilson Santos e Ivan; Amaro e João Carlos; Calazans, Antoninho, Quarentinha e Nilo. Aquele esquadrão tinha Djalma Dias, que viraria destaque na Seleção Brasileira.

A final contra o Tricolor Carioca foi disputada no dia 18 de Dezembro, diante de quase 100 mil pessoas no Maracanã, sendo que a torcida Americana dividiu o estádio com os torcedores do Flu. Precisando de um empate para ser campeão, o time das Laranjeiras pulou na frente com Pinheiro, de pênalti. Na segunda etapa, porém, a reação rubra foi rápida e Nilo deixou tudo igual. Já no finalzinho, Jorge pegou o rebote do chute de Castilho e fez o gol do título americano.

Trechos da final contra o Fluminense

Aquela decisão teve histórias curiosas. Torcedora símbolo do Mequinha, Tia Ruth estava grávida e passou mal no estádio, sendo atendida no posto médico com recomendações de ir para a casa. O ídolo Calazans acolheu a moça e tranquilizou-a dizendo que o time sabia que tinha uma missão a cumprir. Ela ficou no estádio e viu o time ser campeão, tendo o título dedicado a ela depois do jogo pelos jogadores.

Campeão, o America se mostrou forte também em campos nacionais. Na Taça Brasil daquele ano, equivalente ao Campeonato Brasileiro, o Diabo foi até as semifinais, vendendo caro a classificação ao Santos de Pelé, Pepe e cia, tendo derrotado o Alvinegro Praiano na Vila Belmiro por 1 a 0. Mesmo com os títulos da Taça Guanabara de 1974 e do Torneio dos Campeões de 1982, nenhum time americano chegou perto do encanto causado por aquela equipe de 1960, o último grande time do América.

Jorge Vieira, treinador daquele America

Ficha Técnica
AMÉRICA 2 x 1 FLUMINENSE

Data: 18 de Dezembro de 1960
Local:  Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro/RJ
Público: 98.099 pagantes
Renda: Cr$ 3.973.606,00
Árbitro: Wilson Lopes de Souza

Gols
Fluminense: Pinheiro aos 26' do primeiro tempo 
America: Nilo aos 4' e Jorge aos 33' do segundo tempo.

America: Ari, Jorge, Djalma Dias, Wilson Santos e Ivan; Amaro e João Carlos; Calazans, Antoninho (Fontoura), Quarentinha e Nilo. - Técnico: Jorge Vieira.

Fluminense: Castilho, Marinho, Pinheiro, Clóvis e Altair; Edmílson e Paulinho (Jair Francisco); Maurinho, Waldo, Telê e Escurinho. - Técnico: Zezé Moreira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

  1. Apenas uma correção no início da excelente matéria. O América é time tradicional do Bairro da Tijuca (época atual, onde fica sua sede) e não da Barra da Tijuca, que é outro Bairro.
    Sds, Michel

    ResponderExcluir
  2. O time da foto não tem nada a ver com o time campeão carioca de 60. Acho que não tem nenhum jogador daquela final. Na foto aparecem o goleiro Pompéia, o ponta Canário, o meia Romero e outros.

    ResponderExcluir
  3. Nilo foi um dos maiores jogadores da história do América, em todos os tempos! Ele foi o melhor jogador do campeonato de 1960, sendo o craque que praticamente, decidiu o jogo, contra o Fluminense, conquistando, assim o América seu último título, de campeão carioca, no ano de 1960, pois, Nilo vez o gol de empate e cobrou a falta, que Castilho defendeu, parcialmente, para Jorge completar e dar a vitória e o título, ao América! Conheci o Nilo, quando era eu, um garotinho, pois meu pai, era padrinho do Nilo, ambos, meu pai e o Nilo nasceram na Ilha de Paquetá! Meu pai era Flamengo, eu sou Flamengo, mas, não é porque o meu pai era padrinho do Nilo e porque eu o conheci quando, eu era um garotinho, que digo que Nilo foi uma dos maiores jogadores do América de todos os tempos, inclusive o grande jornalista brasileiro José Trajano, que todos sabem que tem como seu maior ídolo, o Nilo e outros torcedores e muitos outros torcedores do América, principalmente, os mais antigo, pensam como eu, que o Nilo foi um dos maiores jogadores do América de todos os tempos, pena que o Nilo que devia ter uma estátua, na sede do América, claro, não tem pior é muito pouco reconhecido na história do América, Nilo morreu pobre, sem que ninguém do América o ajudasse, o América poderia pelo menos, não deixar cair no esquecimento, este grande craque, que o América teve em suas fileiras, diretoria do América, não esqueçam, o Nilo e outros jogadores, que tantas alegrias deram a vocês, o reconhecimentos aos grandes craques, do passado de um clube formam, a identidade e a história gloriosa dos clubes, espero que este meu protesto ecoe e que o Nilo e outros grandes craques, que fizeram a história gloriosa do América, sejam daqui para frente valorizados! Sou Flamengo, mas, craques de qualquer clube, não podem ser esquecidos, como é o caso do Nilo, no América e de outros grandes craques, do futebol brasileiro, de diversos clubes! Diretoria do América deem ao Nilo o destaque que ele merece e que a família dele e os torcedores que o viram jogar, com certeza querem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não entendo uma coisa, se tinha transmissão naquele jogo, porque só aparece um vídeo só no final do jogo? porque não filmaram os gols? Tremendo vacilo.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi o jogo naquela tarde em que o América ganhou o último título.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações