O golaço de falta de Roberto Carlos contra a França em 1997

Roberto Carlos marcou um gol em 3 de junho de 1997 que nem a física explica

Estádio Gerland, Lyon, dia 3 de junho de 1997. A Seleção Brasileira enfrentava os franceses na abertura do Torneio da França, uma espécie de preparatório para a Copa do Mundo, que seria realizada no país no ano seguinte. Quando aos 21 minutos, em cobrança de falta, o lateral-esquerdo Roberto Carlos marcou um golaço de falta, que a curva que a bola fez ninguém conseguiu explicar, nem a física.

Pois é, está fazendo 20 anos daquele chutaço de um dos maiores laterais da história do time canarinho. Aquela batida na bola chamou a atenção de todos, inclusive do próprio Roberto Carlos, que sempre admitiu não tentar novamente bater uma falta daquele jeito, pois sabia que a probabilidade de acertar novamente era mínima.

No gol, uma das reações mais espetaculares foi do goleiro francês, Fabian Barthez. Atônito, ele nem esboçou qualquer tipo de reação. Só olhou a bola bater em sua trave esquerda e, ainda com muita potência, balançar as redes do Estádio Gerland.

Brasileiros comemoram o golaço de falta do lateral

O gol marcou aquele jogo. Porém, a Seleção Brasileira não venceu aquela partida. Na segunda etapa, mais precisamente aos 10 minutos, Keller, que havia entrado no lugar de Pires, empatou o jogo, dando os números finais: 1 a 1.

Além de Brasil e França, Itália e Inglaterra participaram do quadrangular. O time que fizesse mais pontos, seria o campeão. O Brasil, além da igualdade com a França, empatou com a Itália em 3 a 3, em um grande jogo, e venceu a Inglaterra por 1 a 0. Porém, o 'English Team' foi o campeão, com seis pontos, pois venceu as duas outras seleções.

E, no ano seguinte, todos sabem a história: o Brasil até chegou à final da Copa do Mundo, mas enfrentando uma França embalada e com o problema de saúde de Ronaldo na véspera, foi derrotada por 3 a 0, que era, até então, a maior derrota do time canarinho em mundiais, superada pelo 7 a 1.

Veja vídeo mostrando o gol e estudos

Ficha Técnica
FRANÇA 1 x 1 BRASIL

Local: Estádio Gerland, em Lyon-FRA
Data: 3 de junho de 1997, quinta-feira
Público: 28.193 torcedores
Árbitro: Kim Milton Nielsen (DIN)

Cartões amarelos
França: Lizarazu e Deschamps
Brasil: Dunga, Mauro Silva e Cafu

Gols
França: Keller, aos 10 minutos do segundo tempo
Brasil: Roberto Carlos, aos 21 minutos do primeiro tempo

Brasil: Taffarel; Cafu, Célio Silva, Aldair (Gonçalves) e Roberto Carlos; Mauro Silva, Dunga, Giovanni (Djalminha) e Leonardo; Ronaldo e Romário (Paulo Nunes) - Técnico: Zagallo

França: Barthez; Candela, Blanc, Desailly (Thuram) e Lizarazu; Deschamps, Karembeu (Vieira), Ba, Zidane e Pires (Keller); Maurice - Técnico: Aimé Jacquet
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações